O material que está em suas mãos é um instrumento para fomentar a reflexão sobre a inclusão das pessoas com deficiência. Ao estimular a reflexão, queremos que brotem novas atitudes, atitudes de inclusão. É uma tentativa da nossa igreja de se somar às iniciativas que acontecem em vários níveis na Semana Nacional das Pessoas com Deficiência, que vai de 21 a 28 de agosto.
É nossa intenção que a reflexão decorrente destes materiais desperte ainda mais na comunidade a importância de sermos uma Igreja Viva, acolhedora, que respeite e viva a inclusão das diferenças entre irmãos e irmãs na fé. Tudo isso se dá quando temos acesso à informação e a partir dela partimos para a ação.
O caderno traz uma reflexão sobre Educação cristã e jovens com deficiência, mostra o difícil processo de incluir quem é diferente e traz um relato da experiência de uma família com a deficiência. Também apresenta as seis dimensões da acessibilidade (arquitetônica, metodológica, atitudinal, comunicacional, instrumental e programática). As diferentes
dimensões da acessibilidade nos impulsionam a sermos Igreja que inclui a todos e todas em suas diferenças. Quando se busca a inclusão, quer-se, sobretudo, uma mudança não só no espaço físico, mas em tudo o que dificulta para que as pessoas com e sem deficiência sejam sujeitos e membros ativos em suas comunidades e locais em que vivem. Essas dificuldades podem abranger desde atitudes preconceituosas até instrumentos de trabalho e métodos de ensino.
Desejamos que a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência nos anime a valorizar e respeitar a diversidade e, a partir disso, construir comunidades inclusivas, cuidadoras, onde todas as pessoas possam viver com qualidade de vida. Roguemos a Deus, pedindo que nos transforme e que alimentemos nossa fé na videira que é Jesus Cristo, e que, como ramos dessa videira, nós produzamos frutos visando à justiça e o amor do Reino de Deus.
Nestor Paulo Friedrich
Pastor Presidente
Índice do Caderno de Subsídios da Semana Nacional das Pessoas com Deficiência - 2012