
O Encontro de Capacitação para Agentes Solidários do Hospital Dona Helena, de Joinville (SC), teve a participação de 15 pessoas: nove agentes que já faziam parte do grupo e seis novos integrantes. Todos eles atuam junto à Capelania Hospitalar da instituição. O encontro foi marcado por muita gratidão pela retomada da atividade, que havia sido interrompida em 2020, em função da pandemia.
A capacitação proporcionou a integração dos agentes solidários ao contexto hospitalar. Os participantes puderam conhecer um pouco das rotinas e demandas do Dona Helena. Além disso, acompanharam uma apresentação sobre a importância do voluntariado, como também temas ligados à área da espiritualidade e aos cuidados necessários no contato direto com pacientes e seus familiares junto aos leitos.
A formação qualificada de agentes solidários envolve uma ação contínua. São mantidos encontros mensais para estudar conteúdos pertinentes ao trabalho bem como para o fortalecimento do voluntariado, ressalta a pastora Elke Doehl, capelã do hospital.
Segundo ela, a Capelania Hospitalar faz parte das ações coordenadas pelo Programa de Humanização do Dona Helena. O cuidado que proporcionamos às diversas atividades voluntárias vai além do conhecimento teórico, envolvendo o cuidado para com o voluntário em relação às suas próprias fragilidades e aos possíveis impactos causados pela vivência com os pacientes e seu sofrimento.