Diaconia - Saúde e Alimentação



ID: 2783

Encontro da Diretoria da OASE Sinodal do Sínodo Norte Catarinense, Coordenadoras dos Núcleos, Paroquiais e Ministr@s Orientadores e respectivos vices

08/11/2017

IMG_6199
IMG_6204
IMG_6210
IMG_6212
IMG_6219
IMG_6221
IMG_6222
IMG_6225
IMG_6226
IMG_6227
IMG_6228
IMG_6230
IMG_6236
IMG_6238
IMG_6240
IMG_6269
IMG_6274
IMG_6280
IMG_6288
IMG_6295
IMG_6431
IMG_6434
IMG_6448
IMG_6461
IMG_6464
IMG_6466
1 | 1
Ampliar

Aconteceu no dia 08 de novembro de 2017, na Comunidade Luterana Massaranduba 58, na cidade de Massaranduba(SC), o Encontro da Diretoria da OASE Sinodal do Sínodo Norte Catarinense, Coordenadoras dos Núcleos, Paroquiais e Ministr@s Orientadores e respectivos vices. A representação da OASE Sinodal se dá por meio de três Núcleos: Contestado, Jaraguá do Sul e Joinville.

A Presidente da OASE Sinodal Vera Lucia Bettega Küster saudou a todas com o versículo Bíblico do Salmo 5.11. Em seguida convidou para a dinâmica das velas de sementes, onde cada Coordenadora colocou em uma tulipa de vidro, sementes que trouxeram de sua localidade, representando a diversidade e riqueza da Criação, o que resultou três lindas velas.

A palestra foi desenvolvida pela Professora e Escritora Maria Ledi Bobsin e teve como tema: “Alimentação Saudável. Através de imagens, informações e explicações muito importantes para a nossa saúde, as mulheres também foram desafiadas a colocar a mão na massa, ir para a cozinha preparar pastas de amendoim, berinjela e abacate além de sucos naturais de laranja com abóbora e suco verde. Ledi nos desafiou à reflexão sobre nossas práticas alimentares e convidou para um maior cuidado e valorização do alimento que é “vivo”, natural, que gera vida e saúde. Lembrou que somos templo do Espírito Santo, e por isso nosso organismo deve se afastar o mais possível do consumo de alimentos considerados comida lixo, os “junk food’.” Toda palestra foi muito produtiva, informativa, desafiadora e transformadora. Ledi é co-autora do livro “Alimentação Consciente” e autora do livro “Meu reino por batatas fritas”, visando estimular crianças, jovens e adultos para mudanças de hábitos e cuidado com a boa alimentação.

Foi uma experiência relevante que motivou para com o cuidado do corpo a partir da reeducação alimentar que quando observada e aplicada no dia a dia contribui para a saúde integral e a prevenção de muitas doenças e dores que hoje em dia nos limitam e nos preocupam. Aplicar uma alimentação saudável ajuda a cuidarmos de nós mesmas para que possamos cuidar de outras pessoas ao nosso redor e servir com alegria e disposição na será do Senhor. Podemos educar para uma vida saudável em nos família, igreja e grupos para que as pessoas tenham um futuro com mais saúde e disposição.

Após um almoço delicioso e saudável preparado pelas mulheres da OASE local , todas foram convidadas para a celebração da tarde. A liturgia do Culto foi preparada pela Pastora Orientadora da OASE Sinodal Cristina Scherer, que trabalhou o tema do Dia Mundial de Oração 2018 “Toda Criação de Deus é muito boa!” que tem como base o texto de Gênesis 1. 1-31.

Durante o Culto as mulheres foram convidadas procurar na natureza ao redor da Igreja, elementos que fazem parte da criação de Deus com os quais, como sinal de compromisso com a mudança de hábitos no cuidado com a Criação, formamos uma cruz. Partilhamos a Ceia do Senhor e fizemos a revelação da amiga do coração, para que cada uma das mulheres levasse uma lembrança do encontro. As ofertas do Culto foram destinadas para a Corporação dos Bombeiros Voluntários de Massaranduba-SC.

Tivemos um dia agradável com muita informação, transformação, louvor e comunhão. A Diretoria da OASE Sinodal agradeceu o grupo de OASE Sara e toda a comunidade que nos acolheu, aos Ministros P. Bernt Emmel , P. Armim Andreas Hollas e Ministras Pa. Cristina Scherer e Pa. Cristiane Rubert, Pa. Elke Döehl e Relinda Rode que acompanharam nos cantos, ao P. Roni Balz da Livraria Martin Luther e as Coordenadoras dos três Núcleos e Paroquiais e vices, ao assessor de comunicação do Sínodo Sr. Nivaldo Klein pela colaboração, a presidente da Comunidade Sra. Venilda Rode pela dedicação, as cozinheiras, e a todas mulheres que estiveram presentes fortalecendo a comunhão, sendo desafiadas para um bom testemunho e cuidadas para servir com amor, gratidão e alegria.
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

O que importa é a fé que age por meio do amor.
Gálatas 5.6b
REDE DE RECURSOS
+
Deus diz: sou o seu Criador e o tenho ajudado desde o dia em que você nasceu. Não fique com medo, pois eu o amo e o escolhi para ser meu.
Isaias 44.2
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br