Como usar os micro-organismos eficientes
[Escute na Midiateca (logo abaixo) e/ou descarregue o arquivo do programa.]
O programa Comida boa na mesa traz dicas técnicas e o faça você mesmo, promovendo a agroecologia e um mundo melhor e sustentável. É produzido pelo Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia, o CAPA, integrado à Fundação Luterana de Diaconia e vinculado à Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil.
Em dois programas anteriores falamos sobre a importância dos micro-organismos eficientes, conhecidos como EM, e sobre como prepará-los. A tecnologia EM é embasada nos processos vivos da natureza. É tecnologia verdadeira e sustentável. É econômica e natural, segura, fácil de usar e de alta qualidade. É substitutiva aos adubos e agrotóxicos.
Os micro-organismos eficientes trabalham na matéria orgânica e por esse motivo têm ampla atuação: nos solos, nas plantas, na água, no saneamento ambiental, na compostagem e na limpeza da casa.
Hoje vamos conversar sobre algumas formas de utilização dos microrganismos eficientes, conhecidos por EM.
Como fazer o EM Solo e o EM Planta
EM Solo: Em cada 1 litro da solução de microrganismos eficientes dissolver em 1.000 litros de água.
EM Planta: Adicionar ½ litro de vinagre em 100 litros de microrganismos eficientes de EM Solo. Está pronto o EM planta. Aplicar via pulverizacões foliares ou regador.
Muito importante: Não utilizar água clorada.
Como usar:
No solo: 10 mililitros (10 ml) da solução de microrganismos eficientes de EM Solo para 10 litros de água. Molhar bem o solo e aguardar de 7 a 10 dias para semear ou transplantar as mudas. Também pode ser aplicado sobre a cobertura verde do solo como pastagens e gramado.
Animais: Na água de beber, colocar uma colherinha da solução de microrganismos eficientes, misturada em 3 litros de água.
Descontaminação de lagoas: 1 litro da solução de microrganismos eficientes para cada 1.000 litros a serem tratados. Observe a água durante os primeiros seis meses. Se atingiu o resultado esperado faça a manutenção mensal.
Aterros sanitários: cinco partes da solução de microrganismos eficientes para 95 partes de água. Pulverizar diariamente sobre os resíduos.
Limpeza da casa: paredes, azulejos e pisos - 2 colherinhas da solução de microrganismos eficientes para cada litro de água. Passar esta solução com um pano úmido ou com rodo.
Desentupir pias e ralos: colocar uma tampinha da solução de microrganismos eficientes diretamente no ralo ou pia, diariamente.
Cuidados ao guardar e aplicar o EM:
É preciso usar a solução no mesmo dia do preparo. Pulverize cedo de manhã ou em dias nublados, evitando horários de sol forte. O ideal é aplicar antes e depois da chuva, quando o solo está úmido. Se acontecer de queimar as bordas das folhas, utilize uma concentração menor.
Para saber mais sobre o CAPA, acesse www.capa.org.br