Visitação Hospitalar é tema de curso em Pelotas
“Estive enfermo e me visitastes” (Mateus 25.36.b). O chamado para visitar vem do próprio Jesus. Através dele, Deus visitou e redimiu o seu povo (Lucas 1.68). Visitar é parte da tarefa missionária de ir e fazer discípulos e discípulas. É ação diaconal que expressa o cuidado e amor que recebemos de Deus.
Com esta motivação, o Sínodo Sul-Rio-Grandense promoveu neste ano o Curso de Formação de Voluntariado na Visitação Hospitalar. O curso contou com a participação de 22 pessoas de diferentes Paróquias e estava estruturado em 3 etapas (30 de abril, 04 de junho e 20 de agosto). Os encontros aconteceram na sede sinodal, em Pelotas/RS.
A assessoria foi do Pastor Prof. Dr. Nilton Eliseu Herbes, que abordou dentre outros temas a importância da visitação hospitalar, a fundamentação bíblica e teológica da visitação, o ministério da visitação como exercício do sacerdócio geral da comunidade, as prioridades na visitação, normas práticas ao fazer visitas no hospital, a arte de escutar, os estágios do morrer, as fases do luto e o doente na realidade hospitalar.
Além do debate de temas interessantes e tratados com profundidade, o curso oportunizou a partilha de experiências dos e das participantes, bem como o esclarecimento de dúvidas.
Agora, fica o desafio de colocar em prática este aprendizado e colocar-se a disposição para visitar!