No dia 25 de outubro as 19h30min a Casa Sinodal recebeu os participantes do Curso Vida no Limiar da Morte para a celebração de encerramento do Curso neste ano. A celebração foi dirigida pelo Pastor Sinodal Marcos Bechert que, na sua meditação, falou que, se o batismo torna a pessoa crista, a oração faz com que assim permaneçamos. Pediu que os formandos lembrassem que Deus não está a nosso serviço, como se fosse nosso empregado, mas nós é que estamos a serviço de Deus e de seu Reino. Na oração devemos pedir que a vontade de Deus se faça na nossa vida e neste mundo.
Os participantes também fizeram a avaliação do Curso. As considerações foram muito positivas. Uma pessoa disse que agora se sente mais preparada para ajudar pessoas na hora da morte. Outra pessoa largou o emprego na fábrica de calçados e está trabalhando como cuidadora de pessoa idosa. Outra disse que o curso a ajudou a perder o medo de pensar na morte e as coisas que a envolvem. Também foi citado o fato de que o Curso incentivou cada participante a pensar nas coisas práticas envolvidas quando uma pessoa morre. Uma cuidadora disse que fez muitos cursos que a prepararam para cuidar das pessoas, mas que este Curso a preparou para fazer tudo com fé e com confiança em Deus. Muitas pessoas mencionaram o fato de que a Curso fala da morte mas nos prepara para a vida.
O grupo lamentou que o Curso terminou. Por isto foram marcados três programas para 2014: Visita ao crematório Metropolitano em São Leopoldo e à Capelania Hospitalar do Hospital Moinhos de Ventos em Porto Alegre, seminário sobre o tema visitação no dia 3 de maio na Casa Sinodal e visita à Associação Pella-Bethânia em Taquari.
21 pessoas das 36 participantes do Curso receberam um Diploma emitido pela Pró-Reitoria de Ensino e Extensão da Faculdades EST. Sérgio Hagemann, Presidente do Conselho Sinodal, parabenizou as pessoas que participaram do Curso, pois “com este gesto buscam crescer na fé, melhorar a qualidade de vida e qualificação para a tarefa prática da diaconia, um dos grandes desafios em nosso tempo”.