A Paróquia Centro de São Paulo recebeu no dia 6 de fevereiro a instalação da pastora Vera Cristina Weissheimer para o ministério pastoral ecumênico da capelania no Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo. O culto foi celebrado pelo pastor sinodal do Sínodo Sudeste da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), Guilherme Lieven, e contou com a presença de pastores e membros de diversas comunidades da União Paroquial de São Paulo, além de representantes do hospital.
O ato litúrgico de bênção e oração para o ministério da capelania foi dirigido pelo pastor Lieven, auxiliado pelos pastores Hermann Wille, da Paróquia Santo Amaro, e Carlos Alberto Radinz, da Paróquia Centro. “O exercício desse pastorado é reconhecido pela Presidência da IECLB como campo de atividade ministerial da Igreja e como espaço para missão e proclamação do amor do Evangelho”, disse o pastor sinodal.
Depois de atuar nas comunidades de Roraima, de Blumenau e do Centro de São Paulo, onde trabalhou por oito anos e desenvolveu as atividades de uma nova Área Missionária, a pastora Vera assumiu a criação da capelania do Hospital Alemão Oswaldo Cruz em fevereiro de 2009. O hospital foi fundado em 1897 e tem ligações históricas com os luteranos de São Paulo. Hoje é uma das instituições mais conceituadas e respeitadas do Estado, abrigando institutos de pesquisa que realizam trabalhos de ponta em ciência e tecnologia.
A pastora trabalha em tempo integral no hospital, com ênfase no acompanhamento poimênico de pacientes, familiares e funcionários. Também dirige duas meditações semanais, abertas a todos os interessados, na nova capela do hospital, inaugurada em setembro.
No culto de instalação, um dos momentos mais emocionantes foi o depoimento do professor aposentado da Universidade de São Paulo (USP) Reinholt Ellert, que testemunhou sobre a importância da presença pastoral durante a doença e o falecimento de sua esposa, no ano passado. Ellert é membro da Igreja Batista Alemã de São Paulo e foi uma das presenças que representaram comunidades de outras confissões, assim como o jornalista Percival de Souza, da TV Record, membro da Igreja Metodista, que compareceu acompanhado de sua esposa.
A pastora Vera integra também a Comissão de Bioética do hospital e vem sendo convidada a dar palestras e participar de debates em entidades como a Faculdade de Medicina da USP, a Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp).
Formada pela Escola Superior de Teologia da IECLB e com mestrado na Universidade Metodista de São Paulo (Umesp), a pastora Vera realizou cursos de especialização na Alemanha em 2005. No ano passado, lançou pela Editora Sinodal o livro Eu vi as tuas lágrimas – Amparo e consolo no sofrimento, reunião de textos e meditações que abordam a superação de dores e perdas.