Você já precisou se despedir de uma pessoa amada que faleceu? Como foi para você a dor da perda? Você sabia que a vida tinha que continuar, mas você sabia como fazer isso?
A morte não escolhe idade, gênero, classe social ou econômica. Ela causa uma dor que palavras não são suficientes para explicar e impõe um silêncio. Esse tempo de luto proporciona um momento importante de reflexão e ressignificação da morte e da vida. O luto, então, torna-se fator de reordenação da vida.
Este livro auxilia na reflexão sobre a temática do luto e seus impactos em diferentes situações, apontando para a força da resiliência e a necessidade da ressignificação da vida. Aborda dez temas: o luto por suicídio, assassinato, feminicídio, acidentes (trânsito – afogamento – tragédias – perdas gestacionais espontâneas); o luto no ciclo vital; como homens e mulheres lidam com o processo do luto; os aspectos simbólicos no ritual de despedida; a espiritualidade como fator de enfrentamento e o processo do luto e seus impactos no envelhecimento.