A IECLB, através dos Departamentos de Juventude e de Diaconia, aderiu à Vigília Mundial em memória às pessoas com HIV/Aids - um movimento que iniciou em 1983, nos Estados Unidos, como um evento ecumênico de lembrança às pessoas que faleceram em decorrência da Aids. Em poucos anos este evento atingiu dimensões mundiais, ocorrendo simultaneamente em várias locais, sempre no terceiro domingo de maio. A Vigília pretende sensibilizar e mobilizar a sociedade para a problemática do HIV/Aids e quer estimular a solidariedade às pessoas portadoras do HIV/Aids e despertar toda a população para a prevenção, estimulando a luta pela universalização do tratamento e ampliação dos direitos das pessoas que vivem com HIV/Aids.
Dentro desta dinâmica, a Juventude e a Diaconia estão convocando toda comunidade cristã para a acolhida solidária às pessoas que vivem com HIV/Aids e para difusão de informações que defendam e promovam a vida. Estas ações partem da fé no Cristo ressuscitado, que venceu a morte e deu esperança de vida plena.
No Brasil, desde o início da epidemia, na década de 80 até 2004 foram notificados 362.364 casos de HIV/Aids. Os índices que mais crescem são entre mulheres e jovens entre 14 e 24 anos.
Transformando memória em ação é o tema da 23ª Vigília celebrada neste ano no dia 15 de maio. Diante das mortes causadas pela epidemia e da injusta distribuição dos recursos para seu controle, oremos em comunhão com as pessoas no mundo inteiro para que a vida prevaleça sobre a morte.
Os subsídios preparados para esta ação incluem uma proposta de liturgia e podem ser solicitados através do e-mail dnaj@uol.com.br
Fonte: DNAJ