O Hospital Dona Helena, de Joinville acolheu em Culto de Instalação a Pastora Mayke Marliese Kegel. Culto este, que aconteceu no dia 20 de fevereiro, às 18:30horas, ministrado pelo Pastor Sinodal Inácio Lemke e pela Ministra instalada. Foram assistentes o Sr. Rolf Köhntopp e a Diácona Valmi Ione Becker. Presentes, a diretoria da Instituição, familiares, amigos e um grande grupo de pessoas voluntárias engajadas na visitação hospitalar, prestigiaram o ato celebrativo.
A Pastora Mayke foi instalada na função de Capelã do Hospital. A Capelã é uma cura d´almas. Ela dá assistência espiritual aos doentes. Ela está próxima das pessoas fragilizadas e solitárias. Ela conduz os diálogos com o objetivo de ajudar as pessoas. Ela ouve as perguntas e os questionamentos das pessoas visitadas e, por fim, empatiza com a situação que se mostra à sua frente. A Capelã cuida da alma do ser humano.
Nós sabemos que o doente se sente inseguro, aflito, angustiado, deprimido, injustiçado, amargurado e, muitas vezes, agressivo e revoltado quando acamado num hospital. Nessas horas o doente se faz perguntas do tipo: - O que eu fiz de errado na minha vida para sofrer e ser castigado desta maneira? - Porque eu? Neste contexto, o Cura d´Almas – a Capelã – tem o seu lugar. Uma pessoa preparada, capaz de entender e compreender o paciente, colocando-se ao lado do doente, dando-lhe a oportunidade para um desabafo; para colocar para fora tudo aquilo que o angustia, oprime e revolta.
A Pastora Mayke em sua fala deixou claro que estará ao lado dos pacientes, familiares e corpo de funcionário e sublinhou que precisamos estar interligados como a videira e seus ramos. Só assim poderemos produzir bons frutos, frisou ela a partir do Evangelho de João 15.1–17.
A Capelã em sua instalação foi presenteada com uma linda vela, acompanhada de bons votos de ânimo e bênçãos. No final do culto os presentes foram brindados com um delicioso coquetel e boa comunhão. Foi uma bela festa.
Veja também: Serviço de Capelania Hospitalar contribui para atendimento humanizado