No dia 25 de maio o Sínodo Vale do Taquari iniciou o curso “Vida no Limiar da Morte”, promoção conjunta com o Setor da Diaconia da IECLB. O Curso será promovido em 5 etapas, uma vez ao mês sempre aos sábados, com a participação de 27 pessoas provindas das diversas comunidades do Sínodo.
O primeiro encontro foi dedicado a formar a comunidade dos participantes do curso, com tempo para que cada um pudesse se apresentar e, com isto, formar grupo que vive Comunidade nas diferentes etapas que integram o Curso. Já na meditação da manhã o pastor sinodal Marcos Bechert, ao convidar que cada um colocasse seu nome sob o guarda-chuva sinodal, enfatizou que viver em comunidade permite que a pessoa sinta-se acolhida sob os cuidados de Deus. O estudo foi dedicado ao tema “A doença e a Bíblia”, sob a assessoria da diácona Leila Schwingel.
Diversas dinâmicas propiciaram possibilidades de integração e de conhecimento das histórias de vida dos participantes. Os pés recortados em cartolina simbolizam a história de cada participante, histórias compartilhadas com alegrias e dificuldades. Em comum, todas as histórias revelam que se sentem cuidadas por Deus e o envolvimento com setores da Comunidade, especialmente na relação com pessoas. Transpareceu a caminhada comum na comunidade.
O objetivo do Sínodo ao oferecer este curso às comunidade é incentivar e qualificar o serviço voluntário realizado nas comunidades, assim como oferecer a oportunidade de formação para as pessoas que buscam uma reflexão com maior profundidade, com amparo bíblico. Realizar um trabalho comunitário ou social, como resultado da fé, é ação diaconal, que visa superar a situação de sofrimento em que a pessoa vive, pois diaconia é a vivência da fé, visto que fé sem ação é morta (Tg 2.17). Sendo a diaconia um dos quatro eixos do PAMI, busca-se cumprir a proposta de ação de planejamento da missão da IECLB. Diaconia é transformação, reconciliação e empoderamento. As próximas etapas serão no dia 29 de junho, 20 de julho, 17 de agosto e 21 de setembro.