Capelania Militar em Curitiba
Em 20 de junho de 1983 surgia a primeira Capelania Militar da IECLB, na área da II Região Eclesiástica. O Exército Brasileiro designava o pastor Elio Eugenio Müller para fixar-se na área da 5ª. Região Militar, sediada em Curitiba-PR. Existe ainda um outro sediado em São Leopoldo.
Trata-se de um trabalho novo, que ainda precisa encontrar espaço em nosso meio eclesiástico, de confissão luterana. Sem dúvida, a existência de um pastor fardado ainda é algo estranho para a IECLB. Entretanto, convém lembrar que, para os quartéis, a presença de Capelães não apresenta nenhuma novidade. Já no tempo do Império, o Exército Brasileiro contava com a presença de Capelães (evidentemente exclusivo para sacerdotes católicos).
O trabalho do Capelão da IECLB, em Curitiba-PR, já completou 4 anos. A atividade abrange quartéis nos Estados do Paraná e Santa Catarina.
A insígnia evangélica: O Capelão Protestante é reconhecido pelos soldados através de uma insígnia, na lapela da túnica. Trata-se da Bíblia aberta, com uma tocha acesa. Para interpretação: é o pastor militar incumbido da proclamação da Boa Nova de Cristo (a Palavra de Deus que oferece luz, na oferta da graça divina aos pecadores indignos).
O humor de caserna: Entre companheiros de farda, P. Müller, afetuosamente, é chamado de ¨pastor alemão¨. É um aspecto do lado humorístico no convívio de caserna e que traduz um pouco do calor e da amizade dos camaradas.
Voltar para o índice O Caminho Agosto 1987