No dia 09 de novembro de 2008 realizou-se, em Santa Maria de Jetibá, o 4º Encontro de Pessoas Enlutadas. Desta vez participaram 70 familiares de pessoas falecidas a partir de meados do corrente ano. Nos dias antecedentes, todas as famílias enlutadas haviam recebido uma visita pastoral, ocasião em que lhes foi entregue o convite para participar do encontro.
A meditação inicial baseou-se nas palavras bíblicas do Salmo 23. Após um momento de oração, cada pessoa presente foi convidada a escrever seus sentimentos a respeito da perda do ente querido sobre uma flor feita de papel. Em seguida as pétalas puderam ser dobradas para que a palavra ou frase escrita ficasse oculta. Cada pessoa colocou, então, a sua flor numa bacia que continha água. Uma vez molhadas, as flores começaram a abrir as suas pétalas, revelando o seu conteúdo. As palavras ou frases escritas puderam, assim, ser compartilhadas e comentadas por quem desejasse.
Num segundo momento os participantes reuniram-se em grupos menores para conversar a respeito da experiência do luto. Voltando à plenária, cada grupo teve a oportunidade de relatar sobre a experiência de “abrir-se para o outro” no trabalho do luto.
Na última parte do encontro refletimos a partir do texto de Lucas 24. 13-35 (Os dois discípulos a caminho de Emaús), no qual ficam bem visíveis os diversos momentos ou fases que fazem parte da dolorida jornada no caminho do luto. Este mesmo texto também nos mostra como o Cristo vivo caminha solidário conosco nos ajudando a achar sentido numa experiência que, num primeiro momento, parecia ser totalmente sem sentido.
Consolados pela palavra de Deus ainda tivemos, no final do encontro, um momento de comunhão de mesa. O Grupo de Visitação da Comunidade de Santa Maria de Jetibá havia preparado um gostoso café da tarde para todas as pessoas participantes.
Texto e fotos: P. Valdemar Gaede
Edição no site: Valdemiro Zaager