Já foi percorrido um bom caminho no ministério; já se conversou tantas coisas ao longo deste caminho, mas sempre de novo faz-se necessário uma parada para olhar onde estamos e como prosseguir. Em conjunto refletiu-se a necessidade de um próximo encontro. Sonhamos com a possibilidade de nos reunir novamente em 2018.
Para tanto foi eleita uma comissão que, junto com a Pa. Rosangela Stange, planejarão o próximo encontro. Esta comissão está formada pela Pa. Regene Lamb, Cat. Rosilene Schulz, Diac. Angela Lenke, Pa. Ana Isa dos Reis.
Em seguida a professora, Pa. Dra Ivone Richter Reimer fez o fechamento do tema trabalhado nos dois dias. As ministras foram desafiadas a reafirmar em todos os lugares onde estiverem a igualdade na diferença. A partir da narrativa bíblica e da historia de cada uma e de todas, não entrar na “trama” da hostilidade, mas juntar forças e dons em torno do que nos une.
Na celebração de encerramento, num gesto simbólico velas foram acessas e dispostas em formato de cruz. Cada vela foi acessa em memória de mulheres, crianças, jovens, adultos e idosos de todas as partes do mundo pelas quais oramos. Os hinos continuaram sendo embalados pelas musicistas Cladis Steuernagel e Henriette Hillbrecht de Joinville.
Os lenços colocados na árvore do jardim de nosso encontro foram retirados e as palavras nele escritas foram pronunciadas em alta voz no grande circulo formado no pátio da casa. O que levamos de Eva e de Maria para nosso Ministério?
Muitos abraços e bênçãos encerraram este Segundo Encontro de Ministras da IECLB, no final da manhã do dia 19 de novembro de 2015.
Pa. Marli Seibert Hellwig
Pa. Vera Lucia Engelhardt