
Entre os dias 24 e 26 de abril o Sínodo Rio Paraná reuniu mais de 40 ministros, ministras e missionários para a atualização teológica sob o tema “O que é necessário para o ministério na IECLB, com alegria e em boas condições”. O seminário está inserido no Programa de Acompanhamento a Ministros/as da Secretaria do Ministério com Ordenação e contou com a assessoria do P. Dr. Victor Linn.
P. Victor formou-se na EST, foi pastor em Cunha Porã, serviu à Igreja de Hannover, atuou por 16 anos em São Paulo, onde se formou em psicanálise, fez doutorado e desde 2010 atua na Igreja Evangélica da Baviera - Alemanha, onde se especializou em supervisão e coaching. Ao lado deste trabalho, atua como pastor em Ingolstadt e, até o final deste ano, prestará assessoria para a IECLB durante dois meses ao ano.
O grupo foi acolhido pelo Pastor Sinodal Lauri Becker através de saudação e meditação. Os núcleos do Sínodo estavam encarregados das meditação no início da manhã e dos trabalhos à noite. O Seminário encerrou com a celebração de culto eucarístico que contou com a coordenação litúrgica do P. Luiz Felipe Scheidt e da Pa. Raquel Kralike Lopes e com a pregação do P. Erivelton Schwantz Demari.
Uma sessão foi dedicado a um diálogo com o P. Marcos Bechert da Secretaria do Ministério com Ordenação sobre assuntos levantados pelo grupo, onde foram tematizados, dentre outros, a questão da Seguridade Ministerial e da situação das vagas para ministros/as na IECLB.
O seminário pretendeu dar espaço para conversar sobre as diversas expectativas pertinentes à tarefa ministerial no contexto de atuação comunitária. Partindo do chamado vocacional individual, cada participante foi convidado a fazer uma análise de sua história num diálogo com o que isto significa quando assume o ministério na igreja. Houve também espaço para dialogar sobre a relação com pessoas envolvidas nesta atuação ministerial na comunidade e no presbitério.
Buscou-se clarear os vínculos e as tarefas, confrontando-as com a trajetória pessoal e a busca pela realização plena no seu chamado. O objetivo foi fazer com que a pessoa refletisse sobre seu papel no conjunto das dimensões envolvidas em sua atuação para que com mais clareza se construam boas condições para o seu ministério e este possa ser desenvolvido com alegria.
No final do seminário os/as participantes externaram sua gratidão pelos três dias de convívio e diálogo. O tema desenvolvido com dinâmicas e encenações oportunizou um despertamento do quanto são importante a função e o papel desenvolvido diante os desafios no trabalho diário, o que fortalece a tarefa missionária e o testemunho do amor.