
Os Sínodos Uruguai, Noroeste Riograndense e Planalto Rio-Grandense, estiveram reunidos com seus Ministros e Ministras para mais uma etapa do Seminário Intersinodal de Estudos nos dias 22-24 de maio no Mosteiro da Transfiguração em Santa Rosa. Estiveram reunidos 60 Ministros e Ministras dos três Sínodos, sendo palestrante o P. Dr. Rudolf von Sinner das Faculdades EST de São Leopoldo. O tema da 5ª Etapa foi Ética entre Ministros e Ministras; Ética no Ministério.
Von Sinner intitulou sua palestra: Confiança: na perspectiva de uma ética luterana. Conduziu Ministros e Ministras por reflexão equilibrada entre teoria e prática. Iniciou afirmando que o pivô da atual crise enfrentada é de Confiança. Uma das responsáveis pela situação enfrentada no Brasil é de má gestão de todos os recursos e riquezas brasileiras.
A quinta etapa do projeto de formação conjunta dos três Sínodo relacionou a ética com temas como eclesiologia luterana, fundamentação bíblica, aspectos da cidadania em perspectiva luterana, ética profissional, orientações éticas nos documentos da IECLB (Constituição e Nossa Fé Nossa Vida).
Ministros e Ministras em diversos momentos foram desafiados a formar grupos para dialogarem sobre questões éticas que tem a ver com cada ministro/a e com o Ministério Ordenado. Foram apontadas como qualidades relevantes para uma ética comunitária ser sigiloso, ser coerente entre falar e agir, ser confiável, ser humilde, ser transparente e ser cuidadoso/a consigo mesmo/a. Estas 6 qualidades foram trabalhadas em duplas e que trouxe enriquecimento pessoal e para a vida ministerial na igreja.
Concluímos que o amor, a sobriedade e o equilíbrio precisam permear todos os relacionamentos tanto na família quanto na comunidade. A ética da responsabilidade mútua nos faz apostar na vida comunitária e confiar que este é o projeto de Deus para a humanidade. De fato, Deus espera que sejamos sal e luz para a humanidade, nada menos. Mt 5.13-16.