Iniciou no dia 04 de abril, estendendo-se até o dia 08, em Vila Velha/ES o Seminário “Criado à Imagem de Deus e chamado/a para ser Ministro/a na IECLB”. Participam 13 ministros/as que representam os Sínodos: P. Sérgio Wruck Klippel, Brasil Central; P. Ernobio Velten, Espírito Santo a Belém; Pa. Maria Marilene Eckerleben, Nordeste Gaúcho; P. John Espig , Noroeste Riograndense; P. Nestor Ivo Nath, Norte Catarinense; P. Diego Ernani Biehl, Paranapanema; P. Ademir Edison Trentini, Planalto Rio-Grandense; P. Ezequiel Rosalvo Schacht, Rio dos Sinos; P. Ernani Röpke, Sudeste; Pa. Alessandra Altrak, Sul-Rio-Grandense; P. Marcos Cesar Sander, Uruguai; Cat. Édson Márcio Reginaldo, Vale do Itajaí e Pa. Ângela Ulrich, Vale do Taquari. O seminário é uma das realizações do Programa de Acompanhamento a Ministros e Ministras da IECLB, coordenado pela Secretaria do Ministério com Ordenação.
A Meditação de abertura foi realizada pelo P. Joaninho Borchardt, Pastor Sinodal do Sínodo Espírito Santo a Belém. Em fotografias, mostrou as diversas pedras, tão características do Espírito Santo e leu o texto de 1 Pedro 2.4-8, que diz que as pessoas de fé são pedras vivas, das quais Cristo é a pedra principal que dá sustentação a todas elas. Como pedras vivas somos chamados não apenas para assistir aos acontecimentos da vida, mas participar dela ativamente. Cristo ressuscitou e somos herdeiros da esperança da vida. As pessoas que estão no ministério ordenado da Igreja são convidadas a anunciar o Evangelho justamente onde Jesus não tem espaço, para que entendam que Deus quer se aproximar delas. O Pastor Sinodal local disse que espera que este seminário auxilie a lapidar as pedras vivas (ministros/as) e que cada um/a possa voltar para as comunidades fortalecido/a e animado/a com o que o grupo vai experimentar e viver.
A assessoria do seminário está ao encargo do P. Dr. Víctor Waldir Linn. Victor formou-se na EST, foi pastor em Cunha Porã, serviu à Igreja de Hannover, atuou por 16 anos em São Paulo, onde se graduou em psicanálise, fez doutorado e desde 2010 atua no sul da Alemanha, onde se especializou na tarefa de acompanhar pessoas, um trabalho lá denominado de supervisão e coaching. Ao lado deste trabalho, atua como pastor em Ingolstadt e, até 2018, prestará assessoria para a IECLB durante dois meses ao ano, o que será feito basicamente em Seminários para ministros e ministras, dentro do programa de Acompanhamento.
Este Seminário se propõe a refletir sobre o processo de construção da identidade ministerial e sua relação com a própria biografia, com suas expectativas externas e condições estruturais nas quais a atuação ministerial está inserida. Tentará responder a algumas perguntas dentre as quais: Como defino o meu papel enquanto ministro/a da IELCB no contexto brasileiro atual? Como se desenvolveu essa compreensão? Em que tensões implicam?
Sediado no Centro de Formação Martina Toloni, o Seminário quer auxiliar ministros/as no entendimento de fatores desgastantes na vida ministerial e facilitar o desenvolvimento de novas perspectivas e a busca por recursos profissionais, com uma abordagem teórica e prática e com ênfase na troca e construção conjunta dos saberes.