
O retiro de casais para ministros é uma nova proposta do Sínodo Vale do Itajaí que concretiza a temática do “Cuidado com os Cuidadores”. O encontro aconteceu entre os dias 27 e 29 de abril, no Centro de Eventos Rodeio 12. O pastor Werno Stiegemeier e sua esposa, Imgard, ministraram a palestra sobre as fases do matrimônio e revelaram ser possível viver plenamente as diversas etapas na vida a dois, redescobrindo em cada uma delas, com suas peculiaridades, a alegria de compartilhar, não somente o mesmo teto, mas também os mesmos sonhos.
“Para nós, como casal de ministros, foi um tempo precioso e enriquecedor. Saímos, com certeza, mais fortalecidos. Outros aspectos marcantes foram a plena interação entre os casais participantes, o convívio fraterno e o bom humor. A troca de ideias fortaleceu laços, quebrou preconceitos e deixou a certeza de que esta proposta deu certo e deve continuar”, assinalaram o pastor Edwin Fickel e sua esposa pastora Carolina, da Paróquia de Gaspar.
O pastor Israel Wolney Sell, da Paróquia de Itajaí, disse que esta temática foi muito construtiva e que é necessário priorizar a família para que esta influencie a sociedade ao seu redor. “Nesta direção o Sínodo Vale do Itajaí comprova que vale a pena investir nas famílias pastorais, para que estas sejam exemplo dentro das comunidades. Reforço para os colegas ministros que este tempo deve ser reservado”.
O retiro atende a uma necessidade proposta pelo Planejamento Estratégico do Sínodo Vale do Itajaí, no sentido de promover o cuidado com as famílias dos pastores, diáconos e catequistas. A proposta quer ofertar um espaço terapêutico e motivacional. As pressões, cobranças e desafios no ministério trazem também conseqüências para os relacionamentos familiares. “Creio que com este primeiro encontro afirmamos nossa identidade como Sínodo, demonstrando que trilhamos pelo caminho certo”, reitera Sell.