A Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Gaspar celebrou no domingo, 02 de maio, o culto de instalação do pastor João Carlos de Souza, que desde o ano passado atua na paróquia de forma compartilhada com sua esposa, pastora Sabina Decker de Souza. O culto de instalação, que estava previsto para março do ano passado, teve de ser adiado em razão da pandemia. A celebração ocorreu no templo da Comunidade de Gaspar, com público reduzido seguindo os protocolos de distanciamento necessários, e foi também transmitida ao vivo pela internet.
A instalação foi oficiada pelo pastor sinodal Guilherme Lieven, do Sínodo Vale do Itajaí, tendo como assistentes os pastores eméritos Horst Lümke e Irineu Valmor Wolf. Após o ato, o P. João pregou a mensagem baseada em Jo 15.1-8, enfocando as palavras de Jesus Cristo: “Eu sou a videira, vós os ramos”, que nos trazem a promessa de que a comunidade que permanece em Cristo e em sua Palavra frutifica pela graça de Deus!
João Carlos é natural de Rio Negro (PR) e teve sua formação teológica na Faculdade Luterana de Teologia (FLT – São Bento do Sul), graduando-se em 2018. Fez o seu período prático na Paróquia Bom Pastor, em Brusque (SC), em 2018/19, e foi então ordenado ao ministério pastoral em 2020 e enviado para a Paróquia de Gaspar, para atuar de forma compartilhada com sua esposa, que serve desde 2017. O culto de instalação ficou gravado e pode ser assistido no canal do Youtube da Paróquia: Luterana Gaspar IECLB, também disponível na Midiateca abaixo.
O presidente do Conselho Sinodal do Vale do Itajaí, Adelino Sasse; a presidente da União Paroquial Luterana de Blumenau, Heidi Weingärtner Gielow; o presidente da Paróquia de Gaspar, Patrick Sperafico de Andrade; e a presidente da Comunidade de Gaspar Alto, Inês Heringer, também participaram da celebração.