Ministério com Ordenação



ID: 2681

Mensagem da Pastoral Popular Luterana (PPL) pelos 40 Anos de Ordenação de Mulheres na IECLB

14/11/2022

 

''Porque não nos pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus, o Senhor.'' (2 Cor 4.5).

A Pastoral Popular Luterana se soma à gratidão e à alegria das comunidades da IECLB neste momento histórico em que celebramos em ação de graças os 40 anos de Ordenação de Pastoras.

Como corpo de Cristo onde não há diferenças entre homens e mulheres, agradecemos ao serviço, cuidado e orientação teológica de Pastoras, de Catequistas, Diáconas e Diaconisas, e mais tarde de Missionárias.

Foram 40 anos de superações e desafios. Muitos deles de forma solitária, restrita às mulheres. Em especial, do enfretamento à cultura patriarcal que sempre impôs dificuldades e limites à presença de mulheres na condução e orientação teológica e liderança comunitária. Esse é um desafio permanente, pois o patriarcalismo, associado ao machismo, à misoginia e ao preconceito de gênero, persiste e procura formas de sobrevivência em nossas comunidades e na sociedade.

Manifestamos nossa alegria pelo protagonismo de mulheres que com sua atuação em comunidades deram visibilidade e colocaram na agenda de discussão e de decisões da Igreja temas relativos à justiça de gênero. Houve importantes conquistas e avanços no reconhecimento do ministério feminino, sempre confrontado com a desconfiança de lideranças masculinas nas comunidades, além de julgamentos pelo simples fato de ser mulher e a busca pelo reconhecimento financeiro igualitário. Esta caminhada significou a luta por espaços, de visibilidade e reconhecimento por suas capacidades e dons.

Temos enormes expectativas e somos movidos pela esperança na postura propositiva das mulheres na caminhada futura da IECLB. Há ainda muitos paradigmas e preconceitos a serem superados quando se pensa em justiça de gênero e equidade dentro do ambiente da sociedade e da própria comunidade de fé. No momento é desafiador para as mulheres o enfrentamento de um fundamentalismo religioso e político que tem servido para desarticular, reprimir e esvaziar a agenda feminina, a liderança e a condução teológica de mulheres.

Nossa gratidão a todas as mulheres que exercem o Ministério com Ordenação na IECLB.

Palmitos/SC, 14 de novembro de 2022

Coordenação Nacional da PPL.


Veja mais sobre o jubileu. Clique aqui.


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Não somos nós que podemos preservar a Igreja, também não o foram os nossos ancestrais e a nossa posteridade também não o será, mas foi, é e será aquele que diz: Eu estou convosco até o fim do mundo (Mateus 28.20).
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Quando eu sofro, eu não sofro sozinho. Comigo sofrem Cristo e todos os cristãos. Assim, outros carregam a minha carga e a sua força é também a minha força.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br