Com muito ânimo e também curiosidade, nós, diaconisas jubiladas, pastores aposentados com nossas esposas e viúvas de pastores residentes no Rio Grande do Sul, nos reunimos nos dias 09 e 10 de setembro na Casa Matriz de Diaconisas, São Leopoldo, para o Encontro anual.
“Aprendendo a envelhecer” foi o tema. Teve gente que preferia que o tema fosse: “aprendendo a rejuvenescer”, mas – assim reconhecemos – rejuvenescer já não dá mais. E não adianta querer enfeitar, nem com termos como “Terceira Idade” ou “Melhor Idade” ou “Sênior” ou outro qualquer, pois queiramos ou não: Somos velhos e isto com orgulho e gratidão. Não chegamos até aqui por mérito, e sim pela graça de Deus.
O médico José Índio Alves e o pastor Lothar C. Hoch foram os painelistas e trouxeram os seus pensamentos de forma maravilhosamente viva, levando as e os participantes a um diálogo enriquecedor.
Um dos 50 participantes disse ao final: “Não sei se aprendi como envelhecer”. Bem, receitas não foram dadas, mas impulsos mil, que agora nos acompanham no dia-a-dia da nossa velhice.