Que formosos são sobre os montes os pés do que anuncia as boas novas, que faz ouvir a paz, que anuncia coisas boas, que faz ouvir a salvação, que diz a Sião: o teu Deus reina! (Isaías 52.7)
Com esta Palavra bíblica, saúdo todos os Ministros e todas as Ministras da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) por ocasião do Dia do Ministro e da Ministra – 10 de junho de 2017.
Em tempos de comunicação instantânea, que torna possível a circulação de notícias e de informações a toda hora e em todo lugar, esta Palavra pode soar um tanto anacrônica em um primeiro momento. O movimento dos pés pode ser perfeitamente dispensável. Seria isso, de fato, assim?
Podemos, sem dúvida, veicular boas novas, coisas boas, fazer ouvir a paz e a salvação pelas novas mídias contemporâneas. No entanto, o Verbo carece de encarnação, ou seja, carece de uma tradução na realidade da vida das pessoas. Para se tornar presente e concreta a mensagem da salvação, ela carece de gestos e atitudes que a explicitam nas relações interpessoais e na relação com a natureza. Neste processo, sempre estará presente o aspecto insubstituível do movimento, do deslocamento, do sair, do ir, do se achegar ao outro, à outra. Carecemos dos pés que se deslocam para o encontro com as pessoas e o deslocamento exige tempo.
Como Ministros e como Ministras, somos chamados e chamadas para dar atenção a pessoas doentes, carentes e necessitadas, acompanhar casais e famílias em crise, oferecer ajuda às pessoas em situação de vulnerabilidade, de sofrimento físico, psíquico, aconselhar, ensinar, educar, pregar a Palavra, promover comunhão e vida. Tudo isso carece de afeto e proximidade.
Usemos, sim, com diligência e critério, os instrumentais de comunicação contemporâneos, olhando atentamente para os conteúdos relevantes, significativos que consolam, fortalecem e animam as pessoas em sua fé. Somos instados e instadas a proclamar uma boa notícia a despeito de todo o clima adverso em que estamos mergulhados no Brasil e no mundo. Com toda convicção e firmeza, proclamamos profeticamente a soberania de Deus.
O teu Deus reina! apesar dos dias sombrios em que vivemos. A sua fidelidade e presença continuada persistem na vida e na história. Sejamos Ministros e Ministras que semeiam, em palavras e ações, sementes de concórdia e entendimento. Atitudes proféticas, sim! Coragem e ousadia, sim! Nunca e jamais com o desmerecimento e a destruição das outras pessoas. Denunciemos o pecado que clama aos céus, sim, mas anunciemos igualmente a palavra afirmativa da justiça, revestida de novas atitudes e novos comportamentos.
No Dia do Ministro e da Ministra da IECLB, em pleno ano do Jubileu da Reforma, desejo pés formosos a todos e todas no Ministério de anúncio das boas novas da salvação.
Fraternalmente
Nestor Paulo Friedrich
Pastor Presidente da IECLB