
Durante o dia de quinta-feira (26) 28 ministros do Vale do Taquari foram na Sede Nacional da Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil em Porto Alegre (IECLB). O encontro oportunizou aos Pastores e Pastoras o conhecimento das dependências da Igreja e do planejamento. À tarde aproveitaram para um passeio para visualizarem a cultura e a geografia de POA através em um ônibus panorâmico.
A secretaria geral Ingrid Vogt falou sobre importância para os ministros verem o planejamento a partir do rizoma, que é uma compreensão da teoria sistêmica que vê as relações como um sistema de redes, onde um sustenta o outro e quando um está fraco recebe auxilio, quando forte dispensa ajuda. “A igreja tem como preocupação principal o cuidado”, disse Ingrid.
O Pastor Sinodal do Vale do Taquari, Gilciney Tetzner afirma que a turma de ministros é grande, por isso é de extrema importância que permaneçam em diálogo com a presidência da Igreja. “Conhecemos e entendemos o funcionamento da Igreja além de nos aproximarmos das pessoas que trabalham em diversas frentes.”
A Pastora Marli Lutz, de Marques de Souza é ministra ordenada há 28 anos. Para ela foi um momento significativo por poder aprofundar conhecimentos, relações e parcerias, já que todos desempenham um trabalho cotidiano e nessa época de muita correria, conviver é importante. “Para que possamos somar como Igreja e Sínodo juntos.” Marli destaca que conhecer a sede da igreja é conhecer o lugar por onde passam as decisões que tem a ver com o trabalho realizado pelos ministros.