“O Verbo estava no mundo, o mundo foi feito por meio dele, mas o mundo não o conheceu. [Então, através de uma mulher, Jesus] veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome, os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.” João 1.10-13 NA17
As mulheres recebem de Deus vários poderes para o cumprimento de sua missão na sociedade. Como homenagem às mulheres presentes em nosso Culto Dominical elas mesmas leram um texto e delas vamos ouvir delas mesmas apenas uns poucos exemplos.
O poder de ser mãe
Só a tem a capacidade de gerar vida em si e no outro. Com isso Deus a fez co-criadora com Ele, gestando em seu ventre um outro ser humano. Mulher geradora de vida significa encarar os sacrifícios, as renúncias e até mesmo frustrações. Mulher geradora protege e valoriza sua descedência, mesmo diante dos maus tratos de tantos poderosos que não cumprem com a vontade de Deus. A mulher humaniza o ser humano que foi gestado dentro dela e que agora vive uma vida própria. Ela tem o poder de construir e formar um cidadão com valores, caráter, moral e ética para a sociedade. Nossa, que poderosa é essa mulher!
Poder da profissional capacitada
A mulher, com suas habilidades de fazer bem várias coisas ao mesmo tempo, exerce sua profissão de uma forma que o seu trabalho seja santificado. Entende que professa o amor de Deus através da sua missão, e faz disso a sua profissão. Fazer bem o que lhe é confiado, de tal forma que as pessoas a sua volta a admirem pela sua amabilidade, honestidade, docilidade, competência e humildade. É evidente que a mulher precisa ter ainda melhor reconhecida no seu salário e na sua dignidade. Juntos podemos e queremos lutar por isto.
Poder da habilidade de fazer muitas coisas
Fazer muitas coisas ao mesmo tempo é uma habilidade poderosa inerente à mulher. Ela usa esta habilidade para conseguir administrar suas diversas funções como profissional, esposa, mãe, estudante, educadora... Este poder característico do ser da mulher a motiva e dá forças para realizar as suas tarefas com sucessos e fracassos. Sim, também fracassos se fazem presentes. Não existe mulher perfeita. Fracassos e frustrações fazem parte da vida. Mulher, não faça tantas cobranças de si mesma. Se a peteca cair durante seus malabarismos, não se frustre. Nem sempre acertamos. Por isso, quando você se sentir incapaz e fraca, peça esse poder ao Espírito Santo. Ele a ajudará e fortalecerá nessa jornada, concedendo equilíbrio entre todas as obrigações.
O poder de dar a volta por cima
Quando as habilidades parecem não mais serem suficientes em meio a tantas lutas que a mulher enfrenta na vida, Deus lhe concede o poder da superação. É a capacidade que tem de cumprir todos os seus afazeres, muitas vezes, com o coração “sangrando” de dor. Há mais de dois mil anos, Deus voltou Seu olhar para Nazaré, onde escolheu a jovem Maria, para iniciar o longo processo de restituição da dignidade feminina. E não somente isso: Então, através de uma mulher, Jesus veio para o que era seu, e os que eram seus o receberam com alegria. Justamente onde estava enraizada uma cultura a exclusão social da mulher, ela é escolhida para gerar o Filho de Deus em seu ventre, sendo protagonista da história da salvação.
Parabéns, mulher cristã. Faça bom uso do poder que Deus lhe deu.