Em 2016, ao refletir sobre o tema do ano, o enfoque do cuidado nos fez pensar que, através de uma ação concreta, poderíamos engajar os jovens confirmandos no compromisso de cuidar da criação de Deus. Dessa reflexão surgiu a proposta do projeto Sabóleo.
Ao longo de duas semanas os jovens pesquisaram e discutiram sobre ações de cuidado e preservação da natureza. Dentre elas buscamos algo que pudéssemos fazer concretamente dentro da comunidade. O grupo escolheu como proposta a conscientização sobre o descarte correto do óleo de cozinha usado e sua reciclagem.
Como orientadoras elaboramos um projeto para essa ação que tem sido desenvolvida desde então, cujos objetivos são: Conscientizar os jovens da necessidade e importância do cuidado e preservação da Natureza; Proporcionar vivências práticas de ações que minimizam o impacto ambiental e a poluição, gerados pelo uso de sabões e detergentes, Incentivar o trabalho diaconal.
A partir da motivação inicial, os confirmandos elaboraram uma campanha, usando cartazes que foram expostos e apresentados no culto da Comunidade Martim Luther. A campanha visava a conscientização sobre o descarte correto do óleo e propunha arrecadação do mesmo para fabricação de sabão. Os jovens também participaram de um concurso para criar e escolher um slogan, um nome e uma logomarca para o sabão que seria fabricado e vendido na comunidade.
Enquanto isso as orientadoras fizeram pesquisas e entrevistas com professores de química, buscando uma receita ambientalmente correta e quimicamente balanceada, para que o produto final fosse eficiente e cumprisse ao objetivo de não contaminar o meio ambiente.
Era chegado o dia de por a mão na massa. Munidos de óculos de segurança, máscaras e luvas, cientes dos riscos do manuseio de produtos químicos e da responsabilidade de produzir um sabão eficiente e ecologicamente correto, a receita foi manipulada. Enquanto os jovens se revezavam na mistura dos ingredientes, processo que dura uma hora, foram confeccionadas embalagens em papel reciclado com a logo e o slogan do SABÓLEO para a futura venda do sabão.
Após duas semanas para o período de reação e secagem da mistura, os confirmandos embalaram os pedações de sabão e venderam seu produto na saída do culto.
O sucesso foi grande! Inicialmente os pais orgulhosos compravam o sabão para prestigiar os filhos, mas em poucos dias a procura aumentou. Os depoimentos do grupo de senhoras e dos pais dos jovens atestavam a qualidade do sabão. A demanda era maior que o produto e precisamos aumentar a produção.
Ao longo de 2016, tivemos a alegria de reciclar 80 litros de óleo. O dinheiro arrecadado foi parcialmente encaminhado para o Ação Confirmandos e o restante para a compra de alimentos para famílias carentes atendidas pela comunidade no projeto de diaconia.
Em fevereiro e março deste ano já reciclamos 40 litros de óleo. O engajamento dos jovens nos mostra e ensina que ações concretas são sinais visíveis do reino de Deus, e são determinantes para o engajamento das novas gerações na vivência comunitária.
Márcia Bach de Oliveira Lorentz
Cláudia Blaffert da Costa
Orientadoras do Ensino Confirmatório da Comunidade Martim Luther
Paróquia Cristo Salvador, Curitiba, PR