Instituição Beneficente Martim Lutero - IBML



Rua Dona Salvadora , 37 - Serra
CEP 30220-230 - Belo Horizonte /MG - Brasil
Telefone(s): (31) 9879-35352 | (31) 9879-35764
ibml@luteranos.com.br
ID: 2430

Relatório Presidência da IBML - 2006

06/03/2006

IBML - Graças pelas Bençãos

Estivemos à frente do Conselho Deliberativo da Instituição Beneficente Martim Lutero – IBML, por duas gestões, que se iniciou em julho de 2002. Os relatórios e as exposições preparadas para a Assembléia Geral Ordinária (AGO), tanto da Coordenadoria Executiva quanto das Unidades de Trabalho Diaconal, bem como as análises financeiras do Conselheiro de Finanças, retratam com a devida adequação o que aconteceu no ano de 2005. No entanto, achamos necessário ampliar a visão, relembrando as principais prioridades da Instituição neste período. 

Retrospectivamente, podemos dizer que, em 2002, a meta principal foi colocar em prática o processo de reestruturação planejado na gestão anterior, que culminou com a alteração estatutária e a criação da Coordenadoria Executiva. Pontos-chave:

• Transferir a execução das tarefas para a Coordenadoria Executiva, liberando o Conselho Deliberativo para pensar e deliberar sobre questões fundamentais da Instituição;

• Apoiar de forma mais regular e consistente as unidades de trabalho diaconal, para que saltos qualitativos venham a ocorrer no atendimento ao público-alvo;

• Definir mais claramente as linhas diaconais de ação da Instituição para que norteiem a seleção de metas e a elaboração de metodologias de trabalho. 

No término da primeira gestão em março de 2004, refletindo sobre o trabalho desenvolvido em 2003, dizíamos: temos a consciência de que ainda estamos caminhando nas mudanças, pois a fase de transição não está concluída. Ressaltávamos, naquela oportunidade, a urgência de investirmos na modernização gerencial da IBML por várias razões. Administrar os recursos com mais competência, sejam financeiros ou materiais, bem como capacitar as pessoas para colocar em prática a diaconia – serviço ao próximo. O público alvo da Instituição, sejam as crianças, os adolescentes ou os idosos, são os maiores beneficiados com a melhoria da competência das equipes de colaboradores e dos gestores da Entidade. Dizíamos também: Os parceiros e doadores, tanto no Brasil quanto no exterior, estão mais exigentes, pois precisam confiar na nossa competência para gerir os recursos colocados à disposição para serem investidos nos trabalhos sociais que decidem apoiar..

Em 2004 propusemos uma reflexão sobre o que significa a ação diaconal da IBML relacionada com a fé cristã. Essa é a nossa motivação. Para desenvolver o trabalho precisamos de um método que nos indique quando, onde e, sobretudo, como fazer. Toda ação planejada leva a ações específicas, a da prática, que nos indica em que direção caminhamos. Devemos pensar o que representa para o idoso, para a criança, para o adolescente e para suas famílias a aproximação de alguém que quer acolher, conhecer e ajudar. A fase da comunhão – amar, dialogar e incluir – é importante para as pessoas envolvidas serem respeitadas. A ação diaconal objetiva, intencionalmente, a criação de horizontes, isto é, criar esperança, transformar, melhorar a qualidade de vida e propiciar o desenvolvimento integral da pessoa (físico, emocional, mental e espiritual). 

Em 2005, registramos alguns avanços importantes, especialmente em relação à gestão financeira. Graças à visão gerencial de Lothar Wirth e à competência de Mario Romanelli, hoje os controles financeiros indicam detalhadamente a origem e o destino de cada real investido na diaconia. Os relatórios gerenciais permitem a análise individualizada ou consolidada, seja por unidade, por projeto, por parceiro, por mês, por período, possibilitando uma melhor gestão do fluxo de caixa, acompanhamento das discrepâncias entre o realizado e o planejado (orçamento) e maior transparência com os nossos parceiros e doadores. No ano de 2005, pela primeira vez, o Conselho Fiscal reuniu-se, semestralmente, para analisar os dados contábeis e gerenciais para permitir a emissão de seu parecer e orientar mudanças, quando necessário. 

Outro ponto importante a destacar foi a capacidade de mobilização de algumas Coordenadoras para reduzir custos e/ou ampliar as atuais parcerias, bem como a articulação política da Coordenadoria Executiva para manter e buscar novas parcerias junto a órgãos públicos, iniciativa privada e ONG’s do Brasil. Destaque especial foi a atuação do P. Gert Müller na articulação para novos parceiros e doadores da Alemanha. 

Deus tem abençoado a caminhada de 15 anos dos trabalhos da Instituição Beneficente Martim Lutero – IBML, fundada em 05 de agosto de 1990 pela Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Belo Horizonte. São muitas mãos e corações comprometidos nos trabalhos diaconais. São pessoas físicas e jurídicas de perto ou de longe que, ao conhecerem nosso trabalho, se dispõem a ajudar a transformar a realidade social ao nosso redor. 

Graças a estas bênçãos a IBML, em 2005, conquistou novos doadores, novas parcerias e consolidou as existentes. O novo estatuto e a reestruturação organizacional implementada contribuíram muito para as conquistas através de ações mais coordenadas, eficientes e transparentes. 

O Centro de Integração Martinho foi abençoado com a doação – de uma pessoa da Alemanha – que possibilitou adquirir o espaço físico onde funciona a unidade, no Aglomerado da Serra, permitindo-nos elaborar o anteprojeto Um Sonho em Construção, que resolverá as dificuldades de espaço físico e a ampliação e melhoria do nosso trabalho. Consolidamos e melhoramos as parcerias com o Corpo Cidadão, Prefeitura de Belo Horizonte, Comitê para a Democratização da Informática, Criança Esperança, e Amencar/KNH. A Fundação Luterana de Diaconia e o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de BH estão apoiando o Projeto Tocando Pela Vida, de inclusão juvenil através da música, beneficiando também o Coral de Flautas que no próximo mês de abril lançará o seu primeiro CD. 

No Lar Luisa Griese temos enfrentado desafios de sustentabilidade financeira. Apesar dos esforços da administradora local e de pessoas engajadas com a proposta do Lar, temos tido menos idosos residentes do que as vagas oferecidas. Alternativas estão sendo estudadas para viabilizar a continuação do apoio à terceira idade naquele espaço tão agradável em São José da Lapa. 

A Creche Cantinho Amigo, pelo segundo ano consecutivo, conseguiu parcerias com a Evangelische Landjugend Bayern e a Evangelische Jugend Bayern que, somadas aos esforços da nova administradora da Unidade, possibilitaram a continuidade do atendimento às crianças carentes da região de Santa Fé/Justinópolis, em Ribeirão das Neves. 

O Biergarten 2005: Festa das Nações de Língua Alemã – ano XVI foi um sucesso de público, com apoio de entidades e patrocínio de empresas, carreando recursos financeiros para o trabalho diaconal. Na coordenação deste evento agradecemos a atuação do nosso Conselheiro Consultivo, Wagner Pawlowski Queiroz. 

Consulte on-line todos os relatórios:

• Coordenadoria Executiva
• Lar Luisa Griese
• Creche Cantinho Amigo
• Centro de Integração Martinho
• Tocando pela Vida 

Agradecemos a Deus pelas bênçãos recebidas, e a nossos colaboradores, voluntários, empresas e entidades, bem como aos nossos parceiros e doadores, tanto do Brasil como da Alemanha. Especial agradecimento dirigimos ao P. Hans Zeller e ao P. Wolf Wirth, integrantes do Conselho Consultivo da IBML, que lá na Alemanha continuam trabalhando em prol da nossa Instituição. Agradecemos também aos Obreiros, ao Presbitério e ao Conselho Paroquial da nossa Comunidade pelo apoio, reflexão e incentivo ao trabalho diaconal desenvolvido pela IBML. 

Agradecimento especial às Coordenadoras de Unidades e de Programas, Coordenadoria Executiva e Conselho Deliberativo que trabalharam para colocar em prática o entendimento de diaconia expresso em seu Estatuto:

Entende-se por diaconia o trabalho social cristão, através do qual se assume a responsabilidade na promoção da cidadania, visando à restauração da dignidade e do bem-estar físico, psíquico, espiritual e social do ser humano e à concretização da paz e da justiça no mundo.

Belo Horizonte, março de 2006. 

Miltom de Oliveira
Conselheiro-Presidente do Conselho Deliberativo da IBML
 


Autor(a): Miltom de Oliveira
Âmbito: IECLB / Organismo: IBML - Instituição Beneficente Martim Lutero
Natureza do Texto: Prestação de contas
Perfil do Texto: Relatório
ID: 21782
Quem persiste na fé, verá, ao final, que Deus não abandona os seus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br