No aglomerado da Serra, maior complexos de vilas e favelas de Belo Horizonte, localiza-se o Centro de Integração Martinho – CIM.
Lá são oferecidas oficinas de arte e educação (informática, esporte, apoio pedagógico, dança contemporânea, educação ambiental e flauta) para crianças e adolescentes de 5 a 15 anos, no contra-turno da escola. Em cada turno são servidas duas refeições, após as quais é incentivada a higiene bucal. A roda de conversa, no início de cada turno, favorece a participação democrática de todos(as), onde são ouvidas e discutidas reclamações, sugestões e críticas.
Atualmente, 100 meninas e meninos frequentam o CIM diariamente. A oficina de informática atende, além desse público, mais 100 crianças da Escola Municipal Edson Pisani, diariamente.
Na Rua Nossa Senhora de Fátima, 1.035, endereço onde o CIM existiu entre 1996 e 2009, está sendo edificado o novo prédio, para onde as atuais atividades serão transferidas ainda no segundo semestre deste ano, tão logo seja concluída a primeira fase da obra.
Coordenadora: Kátia Nunes de Ávila