Coordenadoria Executiva
Relatório de Atividades 2005
Criada em 2002 para auxiliar o Conselho Deliberativo, a Coordenadoria Executiva é responsável pela intermediação entre os conselheiros e os coordenadores das Unidades de Trabalho Diaconal e pelo apoio às duas instâncias. Nesse novo formato foi possível contratar pessoal para as funções específicas e tornar o trabalho social e diaconal mais profissional, conforme as tendências mais atuais.
Desde então se procurou capacitar e profissionalizar os membros da Coordenadoria Executiva. Nesse sentido, o ano de 2005 significou um avanço, com a contratação de um jornalista para a Coordenação de Marketing e Projetos. Felizmente, a fase de transição, com a saída de Silvana Knup, desde 2002 no cargo, e a entrada de Bruno Blankenburg, não trouxe grandes transtornos, devido à rápida adaptação do novo contratado. Assim, as três áreas de atuação (Diaconia, Marketing e Projetos, Administração e Finanças) conseguiram um trabalho mais regular.
Abaixo segue um relato das atividades regulares e de tópicos específicos sobre o ocorrido durante o ano de 2005.
Atividades Regulares
A Coordenadoria Executiva participou de diversos encontros regulares, não apenas para monitorar e avaliar as atividades das Unidades de Trabalho Diaconal, mas também para ajudar os coordenadores e colaboradores no cotidiano.
Em 2005 houve:
• Reuniões semanais da Coordenadoria Executiva;
• Reuniões quinzenais do Conselho Deliberativo;
• Devocionais quinzenais no Lar Luisa Griese;
• Reuniões mensais de coordenação na Creche Cantinho Amigo, Centro de Integração Martinho, Tocando Pela Vida e Lar Luisa Griese;
• Reuniões mensais com as famílias na Creche Cantinho Amigo;
• Reunião Pedagógica mensal no Centro de Integração Martinho, com coordenadoras e educadores;
• Implantação do programa Quicken de gerenciamento financeiro, capacitação das Coordenadoras das unidades para sua utilização, acompanhamento e monitoramento da gestão de recursos e das prestações de contas a parceiros de cada unidade da IBML;
• Preparação e acompanhamento regular de voluntárias;
• Contatos regulares com os parceiros;
• Acompanhamento e organização de festas, como o Churrascando com a Mamãe e Biergarten;
Projetos
Em 2005, a IBML teve alguns novos projetos aprovados por atuais parceiros e iniciou uma parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que apóia duas atividades, uma no Projeto Tocando Pela Vida e outra no Centro de Integração Martinho.
A Fundação Luterana de Diaconia aprovou o Projeto Tocando Pela Vida, que se iniciou em agosto e tem duração de um ano. A parceria prevê o financiamento, não apenas do Coral de Flautas, mas também das oficinas de iniciação musical no Centro de Integração Martinho.
Como, pela política da Fundação Luterana de Diaconia, os projetos não podem ter uma duração superior a um ano, a Coordenadoria Executiva passou a procurar por outros parceiros. Em dezembro foi aprovado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, CMDCA-BH, a autorização para captação de recursos através do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Dessa forma, a IBML pode oferecer alternativas para as pessoas físicas e jurídicas redirecionar parte do seu Imposto de Renda devido para investir no Projeto Tocando Pela Vida.
A partir de setembro passou a ser executado o Projeto Complementar ao Arrumando a Casa, com recursos da Fundação Luterana de Diaconia. Assim, foi possível realizar, no Centro de Integração Martinho, uma oficina de cerâmica, com a utilização de técnicas mais avançadas, como o torno e a argila líquida.
A retomada do Projeto Bem-Me-Quer, de atendimento às mães adolescentes, foi feita no segundo semestre de 2005, exigindo acompanhamento da Coordenadoria Executiva. O projeto, então realizado na Igreja da Paz, passou a ocorrer no Centro de Integração Martinho, com oficinas temáticas aos sábados. A partir de novembro atividades de trabalho manual foram somadas a essas oficinas. Apesar de algumas dificuldades de pessoal, esse projeto está conseguindo atingir seu objetivo de oferecer às mães jovens um espaço de discussão sobre seus projetos de vida e sobre a maternidade.
A melhoria do espaço físico do Centro de Integração Martinho foi uma grande preocupação da Coordenadoria Executiva, pois, como está, limita muito a qualidade do trabalho diaconal realizado. Após diversas conversas e reuniões foi elaborado um anteprojeto de construção de um novo prédio no mesmo local.
O desafio agora é conquistar parceiros para esse projeto tão ambicioso, que envolve cerca de um milhão de reais e tem, pelo menos, três anos de duração. Para isso já foram feitos diversos contatos com instituições nacionais e, principalmente, do exterior (Alemanha).
Uma grande preocupação da Coordenadoria Executiva é o freqüente déficit do Lar Luisa Griese, amplamente discutido em praticamente todas as instâncias da IBML. Algumas ações específicas foram tomadas, como a produção de um folder, a divulgação da festa do Dia do Idoso no jornal Hoje em Dia, divulgação no Informativo dos Luteranos e contato com outros lares e instituições de atendimento ao idoso. Ainda há diversas idéias que não puderam ser realizadas, como a criação de uma Associação de Amigos do Lar.
Em dezembro de 2005, a Instituição Beneficente Martim Lutero, IBML, conseguiu obter seu registro na Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Esportes, que possibilitará o pedido de diversos benefícios do governo estadual e federal, como a obtenção da Utilidade Pública Federal, que isentará a IBML da contribuição do INSS sobre a folha de pagamento da parte do empregador.
Capacitações
Logo no início da sua atividade na Instituição Beneficente Martim Lutero, o novo coordenador de marketing e projetos, Bruno Blankenburg, participou de uma capacitação em elaboração de projetos sociais, oferecida pela parceira Amencar, em Teresópolis/RJ. Esse encontro foi importante para inseri-lo nesse setor ainda desconhecido pelo novo profissional da Coordenadoria Executiva.
Em junho o conselheiro-presidente da IBML, Miltom de Oliveira, o coordenador de marketing e projetos, e uma das Coordenadoras do Centro de Integração Martinho, Cláudia Silva, participaram das palestras e debates do III Encontro do Terceiro Setor, organizado pelo Ministério Público, através do Centro de Apoio Operacional ao Terceiro Setor — CAO-Ts. O encontro serviu, principalmente, para mostrar que a IBML está no caminho certo ao buscar a profissionalização de seus trabalhos e ao aproximar a sua estrutura ao modelo empresarial, pois isso tem tido muito sucesso em outras Organizações Não-Governamentais.
O Coordenador de Marketing e Projeto participou das Conferências Municipais do Direito das Crianças e dos Adolescentes e da Assistência Social, ocorridas em junho e julho, respectivamente. Esses encontros, juntamente com a participação nas reuniões da Comissão Local de Assistência Social e nas plenárias do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente têm estreitado o vínculo entre a Instituição Beneficente Martim Lutero e o poder público municipal.
Plano de Comunicação
Com um jornalista na Coordenadoria Executiva, uma necessidade de muitos anos foi respondida com a elaboração de um Plano de Comunicação, aprovado pelo Conselho Deliberativo em 11/05/2005. Como era forte a demanda por um trabalho estruturado de comunicação, esse primeiro projeto foi bem pontual, com medidas bem básicas e de baixo custo. A principal mudança foi a criação de veículos regulares de comunicação entre a Instituição e seus colaboradores. Foram criados então dois informativos, um jornal-mural, mensal, e um informativo virtual, quinzenal. Em dezembro foi criado um informativo virtual, mensal, em alemão, para nossos parceiros na Alemanha.
Outro ponto de destaque do Plano de Comunicação, o envio regular de releases para a mídia, não pode ser executado com sucesso, pois essas comunicações sempre foram pontuais, estimuladas por algum evento, como o Biergarten e as apresentações do Coral de Flautas Tocando Pela Vida, ou pelos próprios profissionais de comunicação.
Coordenadoria Executiva:
Bruno Blankenburg, Coordenador de Projetos e Marketing
Pastor Gert Müller, Coordenador Diaconal
Mário Romanelli, Coordenador de Administração e Finanças