O projeto Tocando Pela Vida é um dos trabalhos desenvolvidos pela IBML com crianças e adolescentes do Aglomerado da Serra. No Centro de Integração Martinho - CIM, localizado na Vila Fátima, coração do aglomerado, crianças são iniciadas na música por meio de oficinas de flauta doce. Ao atingirem um nível avançado, são convidadas a integrar o Coral de Flautas Tocando Pela Vida, que irá proporcionar esse recital.
O projeto completa, no próximo mês de agosto, 10 anos de existência. Um dos frutos mais doces que colhemos é termos hoje duas jovens que passaram pelas oficinas de flauta no CIM e pelo Coral de Flautas Tocando pela Vida atuando como educadoras no mesmo projeto, na própria comunidade. Outras/os jovens também seguem esse caminho, atuando em organizações do terceiro setor e escolas públicas. Uma, inclusive, formou-se em Educação Artística com ênfase em música pela UEMG, em 2007, e em 2008 foi aprovada para o bacharelado em flauta transversal pela UFMG, estando hoje no terceiro período do curso. Porém, também aquelas/es que não buscaram ou não foram absorvidas/os nessa área, são jovens que se destacam pela postura ética e responsável nos trabalhos que realizam. Para o Coordenador do projeto, vir a atuar na área da música não é o mais importante. O objetivo do projeto é apoiar crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, para que atinjam a maturidade como pessoas de bem, exercendo a cidadania e replicando valores um tanto esquecidos no mundo atual.
Por tudo que o Projeto Tocando pela Vida significa para a IBML e para o público atendido, temos a satisfação de convidar você para o Recital Comemorativo aos 10 anos do mesmo, a realizar-se no dia 07/08, às 19:30, no Teatro da Assembléia (Rua Rodrigues Caldas, 30, Bairro Santo Agostinho). A entrada é franca.
Dirci Bubantz
(31) 3227-4847 / 9384-5511