O último domingo do mês de agosto é um dia especial na Comunidade de Ibirama/SC. Dentro da Semana da Pessoa com Deficiência, o “culto do Repartir” é preparado com dedicação, com cuidado nos detalhes, com amor. O ponto de partida para organizar o Culto é o material produzido pelo Departamento de Diaconia da IECLB, com proposta litúrgica preparada especialmente para este dia. E assim foi, mais uma vez, no dia 27 de agosto de 2017.
O culto, cujo horário de início é 9h30, parece que começa já antes, pois todo o clima celebrativo é evidente quando as primeiras pessoas começam a chegar, em torno de 8h da manhã. Neste mesmo tempo, os ônibus percorrem toda Ibirama para que as pessoas com deficiência e seus familiares tenham mais facilidade para chegar à igreja “Martin Luther”. As pessoas da Comunidade vão chegando. Das padarias, confeitarias, mercados e de muitas casas, chegam os alimentos que serão partilhados na confraternização comunitária na parte final do culto. Jovens que cuidam da projeção dos elementos litúrgicos, destacando os hinos e orações e textos bíblicos apresentados no idioma das libras, começam a preparar o equipamento. As crianças e adolescentes do Coral Infanto-Juvenil “Cativar” fazem já seu aquecimento de vozes. E o pessoal das escolas APAE de Ibirama, Presidente Getúlio, Apiúna, José Boiteux e Witmarsum chega também.
O Culto já iniciou faz tempo! Mas quando os sinos badalam, e quando as pessoas olham ao redor de si, esta “comunhão inclusiva” com tantos membros – cada qual na sua comum-diferença – louva com gratidão a Deus pela beleza de sua criação. E ao ouvir que “se uma parte do corpo sofre, todas as outras sofrem com ela. E se uma é elogiada, todas as outras se alegram com ela” (1 Co 12.26), a súplica por direitos de inclusão é manifestada pela voz coletiva a fim de que também os poderes públicos ouçam a voz de quem tem direito à voz enquanto cidadãos e cidadãs.