Paróquia Ferrabraz

Sínodo Rio dos Sinos


Avenida Vinte de Setembro , 5478 Sete de Setembro
CEP 93800-000 - Sapiranga /RS - Brasil
Telefone(s): (51) 3039-1487
paroquiaferrabraz@gmail.com
ID: 324

Liturgia - 23º Domingo após Pentecostes - 05/11/2023

ANO A | Alusivo ao Dia de Finados

02/11/2023

 

Pré-Culto

 

SINOS

 

Liturgia de Entrada

 

Prelúdio:

Father, I Put My Life in Your Hands

L e M: John Michael Talbot

https://www.youtube.com/watch?v=00zi6wkiaHg

 

Saudação e Acolhida:

L: Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá nos separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.”. (Romanos 8.38-39).

 

Bom dia.

Neste culto, queremos lembrar com carinho das pessoas amadas e queridas que já não estão mais entre nós. Que esse tempo de culto seja também um tempo especial para reflexão, cura e restauração em meio às nossas feridas, anseios, tristezas e luto.

As Sagradas Escrituras também dizem: “Se um membro sofre, todos sofrem com ele; e, se um deles é honrado, com ele todos se regozijam.” (1 Coríntios 12.26). Fiéis a esse preceito apostólico, aqui nos reunimos como família de Deis, lembrando-nos das pessoas que faleceram no último ano e colocando-nos do lado das pessoas que sofrem com a perda de seus familiares.

 

Envio do Culto Infantil:

 

Avisos:

 

Introito e Gloria Patri:

L: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

C: Amém.

L: Cantemos louvores ao trino Deus.

C: ♫ Glória seja ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.

Como no princípio era, agora e sempre

e por todos os séculos. Amém.

 

Confissão de Pecados:

Confessemos os nossos pecados.

Oração:

L: Senhor, nosso Deus. Não nos destinaste para a predição, mas é a tua vontade que sejamos salvos, por meio de Jesus Cristo. Senhor, perdoa-nos quando não confiamos nas palavras de vida eterna que nos disseste nas Escrituras Sagradas. Dá que creiamos na esperança da Páscoa – a esperança da vida que vence a morte, a esperança de que a tua justiça vence a injustiça, a esperança de que os fracos triunfarão e os fortes cairão. Através do teu perdão e da tua misericórdia, dá-nos paz para que quando chegar a nossa hora possamos ir em paz e tranquilos ao encontro das promessas que nos fizeste. Tem piedade de nós, Senhor:

C: ♫ Tem piedade de nós, Senhor.

Tem piedade de nós, Jesus.

Tem piedade de nós, Senhor.

 

Anúncio da Graça:

L: Tragada foi a morte pela vitória. Onde está, ó morte, o teu poder? Onde está, ó morte, a tua vara afiada? A vara afiada da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. Graças a Deus que nos dá a vitória por intermédio do nosso Senhor Jesus Cristo.” (1 Coríntios 15.54-57).

 

Gloria in Excelsis:

L: Glória a Deus nas maiores alturas:

C:E paz na terra entre os homens a quem ele quer bem. Amém, amém, amém.

L: O Senhor seja convosco:

C:E com teu espírito.

 

Liturgia da Palavra

 

Oração de Coleta:

C: Querido e amado Deus. Tu és o nosso consolador. Agradecemos-te porque a ti podemos confiar nossas cargas e nossas ansiedades. Tu nos criaste como pessoas frágeis, que sofrem as mais diferentes dores – físicas, emocionais, espirituais. Ao mesmo tempo, tu nos fortaleces com o teu amor e nos dás uns aos outros para que nos apoiemos mutuamente. Ensina-nos a ser comunidade que vive como um corpo cujos membros se voltam para os que sofrem e os protegem, assim como tu fazes conosco. Graças te damos porque vens a nós neste culto, nos serves tua Palavra e ouves a nossa voz. Oramos, ó Pai, em nome de Jesus, que contigo e com o Espírito Santo, vive e reina, um só Deus, hoje e para sempre:

 

C:Amém.

 

 

1ª Leitura:

Isaías 35.1-10

 

Leitura do Evangelho:

Mateus 22.23-33

 

 

Refrão:

Os que com lágrimas semeiam, com júbilo ceifarão. Quem sai andando e chorando enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo os seus feixes.” (Salmo 126.5-6). Aleluia:

C:Aleluia. Aleluia. Alelu-u-uia.

 

Pregação:

Disponível AQUI.

 

Liturgia do Sacramento do Santo Batismo

 

Alocução:

L: Comunidade de Jesus Cristo, nós batizamos as pessoas que Deus chamou para serem seus filhos e suas filhas porque nos dispomos a obedecer a um desígnio seu e porque confiamos nas promessas feitas pelo nosso Deus. Assim, a partir da promessa do batismo, a criança poderá crescer e aprender sobre as Escrituras para que a promessa de Deus seja acompanhada da sua fé em Cristo Jesus como Filho Unigênito de Deus, nosso único e suficiente Senhor e Salvador.

 

Compromisso:

L: Prezados pais! Cabe a vocês conduzir Elisa dos Santos Diemer e Paola Waldraff Martins à fé em Jesus Cristo e a ensiná-los a orar. Se vocês estão sinceramente dispostos a esse compromisso, respondam: Sim, com a ajuda de Deus:

 

Pais: Sim, com a ajuda de Deus!

 

L: Prezados padrinhos e prezadas madrinhas! Vocês prometem através do seu exemplo e das suas orações, ajudar e encorajar Elisa dos Santos Diemer e Paola Waldraff Martins a viverem sua fé com toda a fidelidade? Se vocês estão sinceramente dispostos a assumir esse compromisso, respondam: Sim, com a ajuda de Deus:

 

Padrinhos/Madrinhas: Sim, com a ajuda de Deus!

 

L: Prezada comunidade cristã, membros da Igreja de Jesus Cristo, vocês prometem orientar e sustentar Elisa dos Santos Diemer e Paola Waldraff Martins através de suas palavras e dos seus atos, para que sigam a Jesus Cristo e se tornem membros fiéis de sua Igreja? Se vocês estão dispostos e dispostas a assumir esse compromisso, então respondam: Sim, com a ajuda de Deus.

 

C: Sim, com a ajuda de Deus!

 

Anamnese Batismal:

L: Pelo batismo recebemos a libertação do pecado e da morte eterna. Pelo batismo, fomos acolhidos no amor de Deus. Pelo batismo, Jesus Cristo nos faz seus. E o mesmo acontecerá pelo venerabilíssimo e santo Sacramento do Batismo com Elisa dos Santos Diemer e Paola Waldraff Martins que serão batizados. Ao batizá-los, recordamos também o nosso batismo com gratidão e alegria – quando fomos aceitos por Deus.

 

Oração das águas:

L: Deus eterno e misericordioso, escuta a oração do teu povo, que recorda tuas grandes obras. Tu nos criaste e nos salvaste maravilhosamente. Tu criaste a água para a fertilidade da terra e para nos proporcionar bebida refrescante e banho revigorante. Tu te serviste da água para realizar a obra da tua misericórdia: através das águas do mas Vermelho libertaste teu povo da escravidão; com a água da rocha, saciaste a sua sede no deserto; Jesus, teu Filho, veio a nós como fonte de água vida; pela água, que Cristo santificou no Jordão, tu, no banho batismal, nos purificaste do pecado e nos concedeste nova vida, como tuas filhas e teus filhos. Nós te pedimos: derrama o teu Espírito Santo e, através desta água, concede o lavar regenerador a Elisa dos Santos Diemer e Paola Waldraff Martins para fazer deles herdeiros do teu Reino. Por todo teu amor, rendemos-te graças. Amém.

 

Confissão de Fé: Credo Apostólico

L: Creio em Deus, Pai todo-poderoso,

Criador do céu e da terra.

 

E em Jesus Cristo, seu Filho unigênito, nosso Senhor,

o qual foi concebido pelo Espírito Santo,

nasceu da virgem Maria,

padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos,

foi crucificado, morto e sepultado,

desceu ao mundo dos mortos,

ressuscitou no terceiro dia,

subiu ao céu, e está sentado à direita de Deus Pai, todo-poderoso,

de onde virá para julgar os vivos e os mortos.

 

Creio no Espírito Santo,

na santa Igreja cristã, a comunhão dos santos,

na remissão dos pecados,

na ressurreição do corpo e na vida eterna. Amém.

 

Ato do Batismo:

L: Elisa dos Santos Diemer, eu batizo você em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. A paz de Deus esteja contigo e te acompanhe em todos os teus caminhos.

 

L: Paola Waldraff Martins, eu batizo você em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. A paz de Deus esteja contigo e te acompanhe em todos os teus caminhos.

 

Rito da Luz:

 

Canto:

C: Eu fui batizado em nome de Jesus,

em nome de Deus Pai e do Espírito Santo.

A água me lavou e da Igreja agora sou.

 

Entrega dos certificados com palmas:

 

Orações Memoriais de Finados

 

Oração memorial: Delmar Wolff

L: Pelo batismo, em Cristo, fomos mergulhados na morte, com Cristo fomos sepultados e renascemos para uma nova vida. Com Cristo morremos, com Cristo ressuscitamos e por ele temos a vida eterna.

Na esperança da ressurreição, lembramos hoje do falecimento de Delmar Wolff e trazemos a Deus seus familiares enlutados, pedindo que Deus os sustente em sua dor e em sua saudade.

Leitura dos Dados:

 

Assim nos disse Jesus: “ – Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá. E rodo o que vive e crê em mim não morrerá eternamente. Você crê nisto?” (João 11.25).

Oração:

L: Senhor, intercedemos pela família de Delmar Wolff. Assim como estiveste ao lado de Marta e de Maria quando elas choravam a morte de seu irmão Lázaro e as animaste a crer que tu és a ressurreição e a vida, fica também com esta família que sofre a perda da querida Waldir Alberto Sommer. Sê tu mesmo o consolo, o amparo, a esperança e a vida eterna. Amém.

 

Hino:

C:Canção do Cuidado – LCI 567

L e M: Rodolfo Gaede Neto

 

Oração Memorial Geral:

L: Pelo batismo, em Cristo, fomos mergulhados na morte, com Cristo fomos sepultados e renascemos para uma nova vida. Com Cristo morremos, com Cristo ressuscitamos e por ele temos a vida eterna. Graças a Deus, Aleluia!

 

(Leitura dos Dados Biográficos).

 

L: Aguardo o Senhor, a minha alma o aguarda; eu espero na sua Palavra. A minha alma anseia pelo Senhor, mais do que os guardas pelo romper da manhã. Mais do que os guardas pelo romper da manhã, assim espere o povo de Deus no Senhor, pois no Senhor há misericórdia e redenção. É ele quem redime o seu povo de todas as suas iniquidades.

C: Misericórdia, Senhor, misericórdia, misericórdia, misericórdia.

 

Oração de Intercessão pelas famílias enlutadas:

L: Deus de amor e de misericórdia. Agradecemos-te porque nos deste a tua palavra e por meio dela nos mostraste a tua boa vontade para conosco. E assim como nos ensinaste a orar e a fazer súplicas, ouve o que nosso coração te pede: guia, por teu Espírito Santo, a tua Igreja no mundo inteiro. Que ela, através dos seus servidores e servidoras e de todas as pessoas batizadas, esteja ciente da sua tarefa de consolar os que choram, carregando as cargas uns dos outros, anunciando o evangelho da solidariedade.

Assiste com o teu Espírito Santo consolador as famílias que sofrem com o falecimento de seus membros queridos. Tu conheces cada uma e cada um e sabes o quanto a perda do ente querido pesa em seus corações. Dá a cada qual o consolo de que necessita e envia as pessoas desta comunidade como mensageiras da tua paz, do teu amor e da tua misericórdia. Dá-nos, amado Deus, o Espírito do teu Filho, que nos amou e entregou a sua vida por nós e nos ensinou a amar o próximo e a confiar em ti acima de todas as coisas, também nos sofrimentos. Por Jesus Cristo, nosso Salvador. Amém.

 

Que as famílias enlutadas recebam o abraço fraterno e amoroso de Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

 

Liturgia da Ceia do Senhor

 

Canto das Ofertas:

C:Porque ele vive – LCI 436

L: Gloria Gaither; M: William J. Gaither

 

Oração de preparação:

L: Graças te damos, amado Deus, porque tu nos reúnes em torno desta mesa para recebermos todos os bens espirituais que teu Filho nos oferece. Ao chegarmos a esta mesa para participarmos da ceia que tu nos preparas, entregamos a ti todos os nossos fardos, nossos sofrimentos e nossas lágrimas, confiando que tu, por tua graça, nos dás o teu amor, o teu consolo, o teu perdão e a tua força, nesta ceia. Por Jesus Cristo, nosso Salvador. Amém.

 

Diálogo:

L: O Senhor esteja com vocês.

C: E também contigo.

L: Vamos elevar os nossos corações a Deus.

C: Ao Senhor os elevamos.

L: Demos graças ao Senhor, nosso Deus.

C: Isso é digno e justo.

 

Oração eucarística:

L: É digno, justo e nosso dever render graças ao Senhor, nosso Deus, que libertou o seu povo do sofrimento do Egito, o guiou pelo deserto e o conduziu a uma terra que mana leite e mel, protegendo-o dia e noite de todos os perigos. Este é o Deus em quem confiamos. Ele é como um pastor que guia o seu rebanho e cuida das feridas dos cordeirinhos. Todos os louvores deste mundo sejam dados ao nosso Deus, e somente ao seu nome cantemos glória, pois Santo é o nosso eterno e misericordioso Deus.

 

Sanctus:

C:É Santo, é Santo, é Santo o nosso Deus.

É Santo, é Santo, é Santo o nosso Deus.

É Santo, é Santo, é Santo o nosso Deus.

L e M: Martinho Lutero.

 

L: Santo e eterno Deus, tu nos amaste e nos enviaste o teu Filho, que nos ensinou o amor solidário, que sofre com os que sofrem. Na entrega da sua vida na cruz, ele revelou a profundidade desse amor divino. Ao nos reunirmos em torno desta mesa, rememoramos tudo o que Jesus fez por nós. Ele próprio nos deixou este memorial quando ceou com os seus discípulos antes de se entregar à morte por nossa vida e por nossa salvação.

 

Narrativa da Instituição:

 

Epiclese:

L: Nós te pedimos: envia, Senhor, o Espírito da comunhão que nos transforma num só corpo unido a ti e que carrega as dores uns dos outros.

 

Mementos:

L: Senhor, Deus misericordioso, agradecemos o testemunho do teu povo em todas as gerações. Lembra-te, Senhor, das pessoas que perseveraram na fé e guia-nos com eles, um dia, à festa da alegria plena, preparada para teu povo em tua presença, com teus profetas, apóstolos e mártires, e todos que viveram na tua amizade. Unidos a eles, proclamamos tua misericórdia e anunciamos o teu Reino, para o qual, em Cristo nos Convidaste.

Senhor, especialmente trazemos à nossa memória aqueles que amamos e que não estão mais entre nós. Obrigado por tudo o que foram e tudo o que fizeram em suas vidas. Agradecemos que para eles o pecado, a guerra, a preocupação, a doença e a tristeza já acabaram e agora repousam na tua paz.

Senhor, em tua misericórdia, escuta a nossa oração. Senhor Jesus, compartilhaste desta nossa vida humana na tua encarnação onde habitastes entre nós. Senhor Jesus, sabes o que é perder alguém que é amado. Pedimos que tu nos ouças enquanto sussurramos nossas necessidades e anseios a ti. Estejas perto de nós, Senhor. Escuta a nossa oração. Dá que confiemos em tuas palavras que dizem que nem morte, nem vida, nem anjos, nem principados, enfim, nada poderá nos separar do amor que nos revelaste em Cristo Jesus.

 

Oração de Intercessão:

 

(Orar pelos motivos levantados pela comunidade e pelos aniversariantes).

 

C: Pai nosso que estás nos céus,

santificado seja o teu nome.

Venha o teu reino.

Seja feita a tua vontade,

assim na terra como no céu.

O pão nosso de cada dia nos dá hoje.

E perdoa-nos as nossas dívidas,

assim como nós também perdoamos aos nossos devedores.

E não nos deixes cair em tentação,

mas livra-nos do mal.

Pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém.

 

Fração:

L: O cálice da bênção pelo qual damos graças é a comunhão do sangue de Cristo.

O pão que repartimos é a comunhão do corpo de Cristo.

C: Nós, embora muitos e muitas, somos um só corpo.

 

Convite:

L: Que a paz do Senhor esteja com todos e todas vocês. Venham, pois tudo está preparado. Quem convida é o próprio Cristo. Esta mesa não é minha. Esta mesa é do Senhor. Amém

 

Comunhão:

(Hinos instrumentais acompanham no computador).

 

Oração pós-comunhão:

L: Graças te damos, ó Deus, que nos reuniste nesta ceia e nos deste os bens mais preciosos: amor, perdão, consolo, partilha, força e comunhão. Dá que possamos viver estes dons em nosso dia a dia, dividindo-os, em especial, com as pessoas que sofrem e necessitam da força do teu amor. Por Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador. Amém.

 

Liturgia de Saída

 

Bênção:

C: O Deus que nos reuniu aqui, nos consolou com a sua Palavra e com a ceia da comunhão, segue conosco no culto do dia a dia, dando-nos a sua bênção:

Que o Senhor vos abençoe e vos guarde;

que o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre vós e tenha misericórdia de vós;

que o Senhor sobre vós levante o eu rosto e vos dê a paz.

C:Amém. Amém. A-amém.

 

Envio:

E o Deus da paz, que trouxe dentre os mortos a Jesus Cristo nosso Senhor, o grande Pastor das Ovelhas, pelo sangue da eterna aliança, vos aperfeiçoe em todo bem, para cumprirdes a sua vontade, operando em vós o que é agradável diante dele, por Jesus Cristo, a quem seja a glória para todo o sempre. Amém.” (Hebreus 13.20s).

 

Sinos:

 

Elaboração: P. William Felipe Zacarias, a partir de recursos do “Livro de Culto da IECLB” e do livro “Funeral Cristão: fundamentos e liturgias”.

Paróquia Evangélica de Confissão Luterana Ferrabraz – Sapiranga/RS.

 


Autor(a): P. William Felipe Zacarias
Âmbito: IECLB / Sinodo: Rio dos Sinos / Paróquia: Sapiranga - Ferrabraz
Testamento: Antigo / Livro: Isaías / Capitulo: 35 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 10
Natureza do Texto: Liturgia
Perfil do Texto: Celebração
ID: 71632

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Que ninguém procure somente os seus próprios interesses, mas também os dos outros.
Filipenses 2.4
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Que ninguém procure somente os seus próprios interesses, mas também os dos outros.
Filipenses 2.4
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br