Sino:
Procissão de entrada
Oração silenciosa do/a ministro/a no altar:
Ó Deus, o Criador, peço humildemente que abençoes este momento. Como ser humano pecador, sei que estou incapacitado para realizar esse serviço. Porém, em Jesus Cristo, teu Filho Unigênito, tu decidiste me amar mesmo assim. Por isso, ajuda-me a comunicar do teu amor no culto desta manhã. Amém.
Introito:
L: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Saudação:
L: “Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos seres humanos as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação.”
2 Coríntios 5.19
Acolhida
Avisos:
C: ♫ Canção da Chegada – LCI 008
Confissão de Pecados:
Oração:
L: Amado e bondoso Deus, como navegantes em nosso barco da vida, reconhecemos que muitas vezes somos seduzidos pelas correntes do nosso tempo, onde o foco está no ego do ser humano e em seu êxito pessoal – quando o foco deveria estar em ti! Quantas vezes, ó Pai, tentamos ganhar o teu amor através das nossas obras e de nossos méritos, esquecendo que a salvação é um dom gratuito que já nos concedeste em nosso batismo.
Sim, Senhor, reconhecemos que somos tentados pela vanglória, pelo poder e pela influência e que muitas vezes sacrificamos a nossa paz, nossos relacionamentos e até a nossa saúde em nome do sucesso. Nós pedimos o teu perdão, pois não somos aceitos por ti por causa de nossas obras, mas pela fé em ti e em tuas promessas.
Assim, reconhecemos as nossas falhas, oh Deus, e pedimos do teu perdão. Renova em nós um espírito firme e leal, e fortalece nossa fé, para que possamos confiar plenamente em tuas promessas, como fez Abraão. Ajuda-nos a vivermos também em nossa prática do dia a dia uma vida marcada pela graça, pelo amor e pela paz. Tem piedade de nós, Senhor:
Kyrie Eleison:
C: ♫ A misericórdia do Senhor – LCI 045
Absolvição:
L: “Venham e voltemos para o Senhor! Porque ele nos despedaçou, mas vai nos curar; ele nos feriu, mas vai atar as feridas. Depois de dois dias, nos dará vida; ao terceiro dia, nos ressuscitará, e viveremos diante dele”.
Oséias 6.1-2
Gloria in Excelsis:
♫ Glória a Deus – LCI 071
Liturgia da Palavra
Oração do Dia:
L: Ó Senhor, de quem procede todo o bem, concede-nos que, pela inspiração do teu Santo Espírito, pensemos sempre no que é bom e que, por tua direção e misericórdia, também isso pratiquemos; mediante Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém
1ª Leitura – ANO A:
Romanos 4.13-25
Leitura do Evangelho – ANO A:
Mateus 9.9-13, 18-26
Refrão:
L: “Escute, meu povo, e eu falarei.”
Salmo 50.7
L: Aleluia:
C: ♫ Aleluia. Aleluia. Aleluia. Alelu – u – u – u – ia. (2x).
Pregação:
Liturgia do Sacramento do Santo Batismo
Alocução:
Comunidade de Jesus Cristo, nós batizamos as pessoas que Deus chamou para serem seus filhos e suas filhas, porque nos dispomos a obedecer a um desígnio seu e porque confiamos nas suas promessas.
Compromisso:
Prezados pais! Cabe a vocês conduzir Augusto de Oliveira Maria à fé em Jesus Cristo e ensiná-lo a orar. Se vocês estão dispostos a assumir esse compromisso, respondam: Sim, com a ajuda de Deus.
Pais: Sim, com a ajuda de Deus.
Prezados padrinhos e prezadas madrinhas, vocês prometem através do seu exemplo e das suas orações, ajudar e encorajar Augusto de Oliveira Maria a viver sua fé com toda fidelidade? Se vocês estão dispostos a assumir esse compromisso, respondam: Sim, com a ajuda de Deus.
Padrinhos/madrinhas: Sim, com a ajuda de Deus.
Prezada comunidade cristã, membros da Igreja de Jesus Cristo, vocês prometem orientar e sustentar Augusto de Oliveira Maria através de suas palavras e dos seus atos, para que siga a Jesus Cristo e se torne membro fiel de sua igreja? Se vocês estão dispostos e dispostas a assumir esse compromisso, então respondam: Sim, com a ajuda de Deus.
Comunidade: Sim, com a ajuda de Deus.
Anamnese Batismal:
Pelo batismo recebemos libertação do pecado e da morte eterna. Pelo batismo, fomos acolhidos no amor de Deus. Pelo batismo, Jesus Cristo nos faz seus. E o mesmo acontecerá pelo sacramento do batismo com Augusto de Oliveira Maria que será batizado. Ao batizá-lo, recordamos também do nosso batismo com gratidão e alegria.
Oração das águas:
Deus eterno e misericordioso, escuta a oração do teu povo, que recorda tuas grandes obras. Tu nos criaste e nos salvaste maravilhosamente. Tu criaste a água para a fertilidade da terra e para nos proporcionar bebida refrescante e banho revigorante. Tu te serviste da água para realizar a obra da tua misericórdia: através das águas do mas Vermelho libertaste teu povo da escravidão; com a água da rocha, saciaste a sua sede no deserto; Jesus, teu Filho, veio a nós como fonte de água vida; pela água, que Cristo santificou no Jordão, tu, no banho batismal, nos purificaste do pecado e nos concedeste nova vida, como tuas filhas e teus filhos. Nós te pedimos: derrama o teu Espírito Santo e, através desta água, concede o lavar regenerador a Augusto de Oliveira Maria para fazer dele um herdeiro do teu Reino. Por todo teu amor, rendemos-te graças. Amém.
Confissão de Fé: Credo Apostólico
Creio em Deus, Pai todo-poderoso, Criador do céu e da terra.
E em Jesus Cristo, seu Filho unigênito, nosso Senhor, o qual foi concebido pelo Espírito Santo. Nasceu da virgem Maria, padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado. Desceu ao mundo dos mortos, ressuscitou no terceiro dia, subiu aos céus, e está sentado à direita de Deus, Pai todo-poderoso, de onde virá para julgar os vivos e os mortos.
Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Cristã, a comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição do corpo e na vida eterna. Amém.
Ato Batismal:
Augusto de Oliveira Maria, eu batizo você em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. A paz de Deus esteja contigo e te acompanhe em todos os teus caminhos.
Rito da Luz:
Canto:
C: ♫ Eu fui batizado (mão sobre a cabeça) em nome de Jesus, (sinal da cruz)
em nome de Deus Pai (mãos para cima) e do Espírito Santo (mãos cruzadas no peito)
A água me lavou (mãos para baixo e subindo) e da Igreja agora sou (dar as mãos).
Eu fui batizada (mão sobre a cabeça) em nome de Jesus, (sinal da cruz)
em nome de Deus Pai (mãos para cima) e do Espírito Santo (mãos cruzadas no peito)
A água me lavou (mãos para baixo e subindo) e da Igreja agora sou (dar as mãos).
Entrega do certificado de batismo com palmas:
Liturgia do Sacramento da Ceia do Senhor
Ofertório:
♫ Qual barco singra pelo mar – LCI 577
Oração Eucarística:
L: Deus e Senhor, pedimos que abençoes a nossa jornada de fé enquanto viajamos como navegantes neste oceano chamado vida. Que a brisa refrescante da tua graça e que a luz calorosa do teu amor sejam constantemente sentidas em nossos rostos enquanto navegamos. Abençoa-nos com boa condução e guie-nos em direção à verdadeira fé. Que como Abraão, possamos crer em tuas promessas mesmo sem vê-las.
Obrigado, ó Deus, pelo nosso batismo, onde fomos aceitos em teu amor e lavados pela água e pela palavra. Em meio às tempestades da vida, lembra-nos do nosso batismo, para que saibamos do amor que tens por nós. Que essa lembrança seja uma âncora quando as correntes do nosso tempo se tornarem turbulentas para nos afastar da tua vontade.
(Motivos de intercessão levantados pela comunidade)
L: Tudo mais o que está em nossas mentes e corações que não pronunciamos, entregamos agora em tua presença na oração que teu Filho Jesus Cristo nos ensinou, dizendo:
C: Pai nosso que estás nos céus,
santificado seja o teu nome.
Venha o teu reino.
Seja feita a tua vontade,
assim na terra como no céu.
O pão nosso de cada dia nos dá hoje.
E perdoa-nos as nossas dívidas,
assim como nós também perdoamos aos nossos devedores.
E não nos deixes cair em tentação,
mas livra-nos do mal.
Pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém.
Narrativa da Instituição:
L: O Senhor Jesus, na noite em que foi traído, pegou o pão e, tendo dado graças, o partiu e disse aos seus discípulos: “Isto é o meu corpo, que é dado por vós; façam isso sempre que o comerdes em memória de mim.” Do mesmo modo, após haver ceado, tomou também o cálice, dizendo: “Este cálice é a nova aliança no meu sangue; tomai e bebei; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim”.
Fração
L: O cálice da bênção é a comunhão do sangue de Jesus Cristo; o pão que repartimos é a comunhão do corpo de Jesus Cristo.
C: Nós, embora muitos e muitas, somos um só corpo.
L: Cristo nos convida a nos alimentarmos com a Ceia que ele próprio nos oferece. Ele é quem nos diz: “Vinde a mim todos vós que estais cansados e sobrecarregados, que eu os aliviarei.” (Mateus 11.28). Venham, pois tudo está preparado
Comunhão
♫ Hinos no computador.
Oração pós-comunhão:
L: Senhor Jesus, nós te agradecemos por nos alimentar com o teu Corpo e Sangue nesta sagrada Eucaristia. Que esta comunhão fortaleça nossa fé, alimente nossa esperança e inflame nosso amor. Concede-nos a graça de sermos humildes e compassivos, seguindo teu exemplo, enquanto levamos tua presença transformadora ao mundo que nos rodeia. Amém.
Liturgia de Saída
Bênção:
C: ♫ Que o sol (mãos para cima) aqueça sempre os teus passos (dedos no braço)
E a brisa (mãos quase na frente do rosto) alivie teu cansaço (mãos juntas de sono no rosto)
Que o Senhor te abençoe (mãos para cima) onde estás (mãos para frente)
E te abrace (abraço) com carinho em sua paz. (2X)
Envio:
L: Vamos em paz, servir ao Senhor com alegria. Somos amados e amadas filhos e filhas de Deus. Ele prometeu que nunca nos deixará e nem nos abandonará. Amém.
Sino:
Elaboração: P. William Felipe Zacarias