IECLB e Federação Luterana Mundial - FLM



ID: 2702

Palavra de saudação Federação Luterana Mundial

Concílio 2010 - Foz do Iguaçu - PR

23/10/2010

Prezadas irmãs, prezados irmãos

Saúdo-vos em nome da Federação Luterana Mundial – uma comunhão de igrejas que reúne mais de 70 milhões de pessoas luteranas em mais de 79 países, de 145 igrejas-membro. A IECLB, como igreja membro desta comunhão, participa deste espaço de irmandade, plural, diverso e desafiador, contrinbuindo e recebendo desta rica e desafiadora experiência.

Uma das formas que a IECLB tem contribuído com a comunhão é no entendimento e na prática da missão. A IECLB contribui para uma perspectiva de missão entendida de forma mais integral, holística, quando aposta em experiencias de missão e cooperação, de trocas e parcerias entre sul-sul, como Moçambique, Africa e na América Central.

O aprendizado em termos de ser igreja missionária se reflete igualmente na boa base de discussão teológica em favor da unidade visível do corpo de Cristo, entendendo que expresse a diversidade permitindo a expressão de diferentes formas de viver e testemunhar o Evangelho. Aqui o testemunho e práticas ecumênicas devem ser mencionadas como um exemplo de igreja que trabalha ativamente em busca de relações ecumênicas, não só a nível local, mas igualmente em espaços globais, como aqueles motivados pelo CMI. Estas são contribuições que são trazidas para toda a comunhão, em diferentes geografias e culturas; e em movimento de aprendizado, são presentes de viver e participar em esta comunhão global: aprender de outras culturas e outras experiências de ser e estruturar igreja e comunidade é trazida de volta para dentro da IECLB quando participa nestes espaços.

Menciono ainda outros temas que são caros para a comunhão como um todo e que são motivados a partir da experiência feita na IECLB: a forma de entender o ministério compartilhado é uma contribuição de visão de ministério para a comunhão. A idéia de que diferentes ministérios dividem entre si funções e atribuições e atuam em equipe é sem dúvida um desafío inovador. Esta forma de entender coloca em prática a concepção de sacerdocio universal de todas as pessoas crentes motivando uma participação diversa com dons e testemunhos. No final, é este um passo para que esta atuação em equipe, com pessoas capacitadas, faça surgir uma comunidade mais acolhedora, solidária, terapêutica, participativa, aberta, integradora, enfim, missionária.

Aqui lembro um outro tema que é aprendizado mútuo na comunhão e onde a IECLB tem participado ativamente com reflexão teológica, com propostas de práticas comunitárias e formas de organizar e estruturar o serviço ministerial da diaconia. Temos aprendido na comunhão luterana global, daquilo que a IECLB tem tentado exercitar em sua proposta de edificar comunidades inclusivas e diaconais que são ativas no testemunho público do evangelho, interagindo ativamente no âmbito das políticas públicas. É isto que faz dinâmico o processo de juntar fé e ação; oração e ação.

Por fim, faz-se necessário reconhecer aqui, que esta visão de igreja é fruto de trabalho de equipe, pensado em grupo e discutida em espaços democráticos, onde a pessoa líder tem um papel de ajudar a pensar o rumo e coordenar a direção. Por isso, é preciso reconhecer publicamente a liderança que o pastor Altmann tem exercido neste processo de a IECLB ser uma igreja reconhecida local e globalmente por sua profunda e sólida base teológica, que dá a sua vez base confessional e evangélica ao envolvimento e comprometimento nas propostas que buscam a transformação de todas estruturas de injustiça. Uma igreja que em meio a crises e desafios, aprendeu que o diálogo segue sendo a melhor forma de conviver em comunidade, que enfrentar os conflitos é um passo firme na superação dos desentendimentos e que diferenças não devemn significar desigualdades.

Este é um legado da gestão coordenada, dirigida pelo p. Altmann, e por ser assumida pela direção, pelo corpo de pessoas que estão no exercício de liderança, não pertence a ele somente, mas é incorporada na visão de ser igreja, e portanto, com certeza não vai ser esquecida, mas transformada, melhorada, ampliada nos tempos que se seguem de aqui, sob novas lideranças.

Desejo a todos e todas aqui reunidos, que sejam abençoados e guiados pela sabedoria de Deus nas decisões importantes que vão ser discutidas e tomadas, e que ao sair daqui sejam sustentados pela mão bondosa de Deus que motiva a ser sal e luz no mundo. Igualmente, de corção, desejo que as nossas relações na comunhão luterana sigam sendo estreitadas, cuidadas, fortalecidas. Que sigamos de mãos dadas neste caminho de irmandade e comunhão, aprendendo e nos desafiando mutuamente; pois é na convivência com os outros, com o diferente, com outras formas e culturas de ser luterano no mundo, vamos alargando o nosso entendimento e as nossas concepções e com isso fazendo com que nossos braços fiquem também mais abertos pra abraçar e acolher o presente da diversidade e da novidade que experimentamos nesta comunhão.

Muito obrigado

 


 


Autor(a): Martin Junge
Âmbito: IECLB / Instância Nacional: Concílio / Organismo: Federação Luterana Mundial - FLM
Natureza do Texto: Manifestação
Perfil do Texto: Saudação
ID: 16951
Um cristão é um ser alegre, mesmo que passe pelo maior desgosto, pois o seu coração se alegra em Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br