Representantes da Federação Luterana Mundial (FLM) igrejas membros da América Latina e do Caribe (LAC) e América do Norte estão reunidos em Paramaribo, Suriname, 27 de agosto - 2 de setembro de para iniciar os preparativos para XII Assembleia da FLM.
Mais de 70 participantes, incluindo 23 delegados de LAC e 13 da América do Norte são esperados nas duas reuniões regionais, organizados pela Igreja Evangélica Luterana no Suriname (ELKS). É a primeira vez igrejas da FLM nas duas regiões geográficas vizinhas realizam as suas reuniões preparatórias no mesmo local. Problemas comuns serão discutidas em plenário, enquanto as sessões regionais vão se ocupar com questões específicas.
Os delegados vão aprender sobre os processos e metodologias da Assembleia 2017, a ser realizada em maio de 2017 em Windhoek, Namíbia. O tema da Assembléia da FLM 2017, libertados pela graça de Deus, e seus sub-temas guiarão as reflexões sobre o testemunho das igrejas nas duas regiões.
Reunião em Paramaribo é uma oportunidade para as igrejas para saber mais sobre o trabalho de ELKS e do contexto em que sua missão é desenvolvido, disse o Rev. Dr. Patricia Cuyatti, secretário área da FLM para a América Latina e Caribe.
Queremos afirmar que a comunhão da FLM global é uma grande família, que desta vez, vai experimentar a hospitalidade de uma pequena, mas forte igreja. Também queremos usar as pré-assembleias para incentivar cada membro da Igreja Luterana no Suriname e da sociedade civil para conhecer mais sobre os 500 anos da Reforma e como vamos expressar isso na Assembleia de maio de 2017 e comemorações em Windhoek, Namíbia , disse ela.
Contexto ecumênico
Cuyatti observou que convidados de outras denominações cristãs foram convidados a participar em algumas das sessões. Nós queremos abraçar outras igrejas e afirmar o dom de estar juntos, mesmo no meio das diferenças. Aceitação e respeito são princípios importantes de viver a nossa fé luterana em um contexto ecumênico .
Tal como acontece com outras pré-assembléias regionais, reuniões de mulheres e jovens delegados das igrejas terão lugar um dia antes dos encontros regionais. Haverá também um fórum público para discutir o envolvimento da igreja na realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, que a FLM tem endossado como parte de seu compromisso de longo prazo.
Líderes da ELKS presidirão o culto de abertura em 29 de agosto. As sessões de trabalho das Pré-Assembléias serão lideradas pela Vice-Presidente para a ALC da FLM, Rev. Dr. Gloria Rojas (Igreja Evangélica Luterana no Chile) e da América do Norte, Vice-Presidente, Nacional Bishop Susan C. Johnson (Igreja Evangélica Luterana no Canadá ).
Em sua apresentação de abertura, o Secretário-Geral da FLM, Rev. Dr. Martin Junge vai oferecer destaques sobre a história da FLM e como temas da assembleia dizem respeito a questões relativas à comunhão luterana em todo o mundo. O pessoal do escritório da FLM irá apresentar os subtemas destacando por que a salvação, as pessoas e a criação não são para venda, e discutir uma declaração sobre a auto-compreensão da FLM enquanto comunhão de igrejas.
A Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) participa com uma delegação de quatro pessoas: Pastor Dr. Nestor Paulo Friedrich, Pa Ms. Marcia Blasi, Pa. Cibele Kuss e Martha Regina Maas.