Espiritualidade Evangélica Luterana


ID: 2686

Dia Mundial de Orar pela Diaconia - 26 de outubro de 2014

26/10/2014

Dia Mundial de Orar pela Diaconia

O dia 26 de cada mês é o dia mundial de orar pela Diaconia, data oficializada pela

Diakonia Mundial, organização da qual a Diaconia da IECLB é membro.

26 de outubro de 2014

Saudação: “Rendei graças ao Senhor, porque ele é bom. Sua misericórdia dura para sempre”. (Sl 106.1). Com esse versículo bíblico acolho vocês neste momento de oração.

Hino: 229

Leitura Salmo 131:

1 - Senhor, não é soberbo o meu coração, nem altivo o meu olhar; não ando à procura de grandes coisas, nem de coisas maravilhosas demais para mim.

2 - Pelo contrário, fiz calar e sossegar a minha alma; como a criança desmamada se aquieta nos braços de sua mãe, como essa criança é a minha alma para comigo.

3 – Espera, ó Israel, no Senhor, desde agora e para sempre.

Oração de agradecimento e intercessão:

Para iniciarmos a oração de agradecimento e de intercessão, convido vocês a refletir sobre a frase de Paulo Freire que diz: “A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria”.

Este é o mês das crianças e também o mês das professoras e dos professores. E quão importante são essas duas personagens na nossa vida, na vida da comunidade e na vida da sociedade.

A criança é um símbolo de esperança. Impossível estar perto de uma criança e não sorrir, não se contagiar com sua vontade de viver, com sua doçura, curiosidade e inocência. É realmente uma fórmula de esperança, que não pode ser explicada.

O professor, a professora é a pessoa a quem confiamos as crianças. Não para serem educadas, mas para serem informadas e ensinadas.

Por isso, a partir da frase de Freire, entendo que é impossível não ser alegre como e com as crianças e o professor, a professora nos guia pelas veredas do
conhecimento de forma bonita. Eles e elas sabem que na procura do conhecimento, ensinam e aprendem de suas crianças.

Oração:

Deus de bondade. Chegamos a ti com os nossos sonhos e nossas alegrias na confiança de que tu estás nos ouvindo e amparando.

Queremos agradecer pelas crianças que nos motivam à vida.

Agradecemos que ainda há pessoas que se sentem chamadas e motivadas a serem professoras e professores. Que tu possas na vida destas pessoas ser ânimo e esperança de um amanhã melhor. Que eles e elas não desistam e que possam renovar sua fé e vontade, no sorriso das nossas crianças que lhes são confiadas.

Agradecemos-te por termos sido crianças, por termos aprendido a te conhecer de forma simples e pura. Obrigada que tu és nosso refúgio e fortaleza.

Que possamos sentir que confiando em ti somos forte como os montes de Sião, que, nos sentindo fortes, também nos engajemos na vida da sociedade, colocando nossos dons a serviço da pessoa próxima.

Pedimos que tu estejas com todas as pessoas que sofrem, que estão sem ânimo e sem esperança. Pedimos tua proteção na luta contra as injustiças.

Pedimos que teu Espírito esteja com cada um e cada uma de nós quando exercermos a oportunidade de escolher quem governará nosso país e, principalmente, conceda sabedoria à pessoa a ser eleita para que governe com humildade e justiça.

Que teu infinito amor nos acolha a cada novo dia, para que possamos seguir confiantes de que tu estás conosco.

Agradecemos por teus ouvidos sempre abertos, por tuas mãos estendidas e por teu amor e proteção.
Amém.

Hino: 249

Bênção:

Que o caminho seja brando a teus pés,
o vento sopre leve em teus ombros.

Que o sol brilhe cálido sobre tua face,
as chuvas caiam serenas em teus campos.

E até que eu de novo te veja,
Deus te guarde na palma de sua mão.
(Antiga Bênção Irlandesa)

Ir. Marciana Ittner
Porto Alegre/RS


Autor(a): Ir. Marciana Ittner
Âmbito: IECLB
Área: Missão / Nível: Missão - Diaconia
Área: Espiritualidade
Natureza do Texto: Liturgia
Perfil do Texto: Auxílio litúrgico
ID: 30470

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Como um perfume que se espalha por todos os lugares, somos usados por Deus para que Cristo seja conhecido por todas as pessoas.
2Coríntios 2.14
REDE DE RECURSOS
+
Que o Senhor, nosso Deus, esteja conosco. Que Ele nunca nos deixe nem nos abandone!
1Reis 8.57
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br