Espiritualidade Evangélica Luterana


ID: 2686

20/03 (sexta) Habacuque 2.4; Romanos 1.16 e 17

20/03/2015

“O justo viverá pela sua fé!” – esta frase é a base da nova vida com Deus. Talvez estas sejam as seis palavras mais importantes de toda a história da igreja. A repetição destas palavras em Romanos 1.17 ajudou Lutero a ter clareza sobre a justificação pela fé. Para ele, segundo suas próprias palavras, este texto era a “porta do paraíso”. Alguém disse que Habacuque poderia ser reconhecido como o “mentor da reforma”. Paulo viu as palavras de Habacuque à luz da obra redentora de nosso Senhor Jesus Cristo. O fato de sermos tornado justos diante de Deus unicamente por meio de fé em Jesus mudou a vida de Lutero e de inúmeras pessoas até hoje.

Num estudo bíblico, os participantes refletiam a respeito do que realmente significa ser “justificado pela fé”. Finalmente, uma francesa tocou no ponto: “Significa que Jesus me torna apresentável diante de Deus.” Este é o fator decisivo: jamais poderemos, por nossos próprios esforços ou por uma vida exemplar, tornar-nos justos diante de Deus, mas somente pela morte sacrifical de Jesus na cruz do Calvário. Paulo enfatiza este fato diversas vezes em sua carta à igreja de Roma: “Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus.” “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo” (Rm 3.23 e 24; 5.1; leia Ef 2.4-9). Justificação é, portanto, a atitude graciosa de Deus para com os pecadores que crêem que Deus é o único que os torna justos. Que possamos dar esta boa notícia a todos aqueles que se angustiam para entrar no céu por seus próprios esforços. (Leia Rm 8.1-4.)
 


Âmbito: IECLB
Área: Espiritualidade / Organismo: Casa Matriz de Diaconisas
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 32408

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Como um perfume que se espalha por todos os lugares, somos usados por Deus para que Cristo seja conhecido por todas as pessoas.
2Coríntios 2.14
REDE DE RECURSOS
+
A Palavra bem pode existir sem a Igreja, mas a Igreja não existe sem a Palavra.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br