“Hoje em dia, ninguém quer assumir compromisso!” Quem já não ouviu esta frase ou já não fez esta afirmação? Lamentavelmente, ela não é tão infundada assim: Casasis se separam por motivos fúteis, lixo é jogado nas ruas e nos córregos, governantes largam inacabadas as obras públicas, jovens são acusados de superficialidade e de irresponsabilidade, comunidades têm dificuldade para renovar lideranças... a lista é grande e variada.
Como reverter esta situação? Como assumir compromissos espontaneamente e contribuir para uma convivência mais justa e fraterna? Cada pessoa faz estas perguntas. Mas, o cristão as faz motivado pela fé. Sente-se chamado pelo Senhor para mudar seu comportamento e agir dando testemunho e colocando sua fé em prática.
O cristãos busca o modelo para seu compromisso nos ensinamentos bíblicos: Os Dez Mandamentos, os Sermões dos Profetas, o Sermão da Montanha, O Grande Mandamento, as Tabelas Éticas das Cartas dos Apóstolos. O Mandamento do Amor (Mateus 22.34-40; João 13.34-35) pode ser considerado o padrão do comportamento e da prática de vida cristãos. Contra isso não há limite (Gálatas 5.22-23).
Os cristãos assumem compromissos ali onde a Palavra de Deus quer atingir as pessoas. Através de palavras e ações, os cristãos são como “a cidade edificado sobre o monte” (Mateus 5.14). Deus faz chegar sua palavra amorosa a todos nós para nos libertar do egoísmo e da indiferença. Somos livres para servir o Senhor; livres para serviro o próximo; livres para defender e preservar a Natureza.
Erroneamente, alguns cristãos acham que, para serem salvos, precisam fugir do mundo e ignorar o que acontece ao seu redor. Mas Deus reqauer nosso compromisso no mundo. Somos libertados por Cristo para servir. Somos libertados da opressão da mentira e do pecado, que fazem a gente só olhar para si mesmo. Jesus Cristo nos ensima a erguer os olhos da fé para Deus e a estender as mãos de amor ao próximo.
Assumamos, pois melhor os nossos compromissos cristãos: compromisso de uns para com os outros; compromisso com o Meio-Ambiente onde estamos envolvidos; compromissonas estruturas sociais onde participamos. A fé nos move para isto!
Pastor Geraldo Graf
Atua na Paróquia em Colatina
Fonte: Jornal Semeador, Sínodo Espírito Santo a Belém