Sínodo Espírito Santo a Belém



Rua Eng. Fábio Ruschi , 161 - Bento Ferreira
CEP 29001-670 - Vitória /ES - Brasil
Telefone(s): (27) 9971-90690
secretaria@sesb.org.br
ID: 9

As origens do Sínodo Espírito Santo a Belém – A formação do Distrito Norte do Sínodo Evangélico-Luterano de Santa Catarina, Paraná e outros Estados

16/01/2017

O pastor Henrique Wrede, que há mais de 20 anos atuava como pastor da paróquia de Santa Maria de Jetibá, via a necessidade de organizar administrativamente as comunidades capixabas ligadas ao Sínodo Luterano Caixa de Deus. Para isso, ele e os pastores das paróquias de Laranja da Terra, João Langholf, Alto Limoeiro (atual Alto Jatibocas), Augusto Frederico Wisznat, e o pastor da paróquia de Luxemburgo, Thomas Frederico Pedro Petersen, fundaram, com o apoio das lideranças das suas paróquias, o Distrito Norte do Sínodo Evangélico Luterano.

A criação do distrito norte ocorreu no dia 16 de outubro de 1923, em Alto Limoeiro, por ocasião da instalação do primeiro pastor da paróquia, Augusto Frederico Wisznat.

Para evitar desentendimentos, o pastor Wrede e seu colega Thomas Petersen viajaram a Joinvile/SC no início do ano de 1923. A finalidade desta viagem era participar de uma reunião com a direção do Sínodo para tratar da criação do distrito norte. Esta longa viagem obteve êxito: a direção sinodal concordou com a criação de um distrito capixaba ligado ao sínodo. O pastor Wrede foi encarregado de procurar ajuda financeira para o novo distrito junto ao Sínodo Luterano de Ohio, nos Estados Unidos. O pastor Petersen, que atuava na Paróquia de Luxemburgo, havia trabalhado em Ohio. O pastor Petersen também foi eleito o primeiro pastor distrital.

No ano seguinte, em 1924, o pastor do Sínodo, o Präses (Pastor Sinodal) Bergold veio a Santa Maria de Jetibá para participar da primeira assembleia geral do distrito norte. O pastor Hermann Rölke, sucessor de Wrede, acabara de chegar da Alemanha e pode participar desta assembleia. O pastor Rölke seria instalado como pastor de Santa Maria de Jetibá pelo Präses Bergold, no dia 06 de julho de 1924.

A assembleia do distrito ocorreu em Santa Maria de Jetibá nos dias 23 e 24 de junho de 1924. No dia 24 foi realizada a festa da missão. As festividades contaram com a participação do coro de trombonistas da paróquia de Laranja da Terra. Neste mesmo domingo o pastor Henrique Wrede, depois de vinte anos de atuação em Santa Maria, fez a sua prédica de despedida, indo atuar em São Paulo.

A criação do distrito norte trouxe muitos benefícios para a formação das comunidades luteranas no Espírito Santo e Minas Gerais. Um destes foi a criação do pastorado itinerante do norte do rio doce, como vimos na edição passada. O pastor Engelhard Heldt foi enviado pelo Gotteskasten da Alemanha e recebia o seu salário da Alemanha graças a um projeto mediado pelo distrito norte. Logo depois seria criada a paróquia de Santo Antônio com a vinda do pastor Leonardo Hösch. Pastor Heldt iria morar em Mutum para atender as novas comunidades do norte capixaba. Outro evento importante para as comunidades capixabas foi a criação do Jornal Heimatbote no ano de 1935.

Fonte: Hermannsburger in Lateinamérica

Pesquisa: P. Rubens Stuhr - Santa Maria de Jetibá/ES


Autor(a): Rubens Stuhr
Âmbito: IECLB / Sinodo: Espírito Santo a Belém
Natureza do Texto: Vários
Perfil do Texto: Outro
ID: 40917

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

O Espírito de Deus se une com o nosso espírito para afirmar que somos filhos de Deus.
Romanos 8.16
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma, com toda a mente e com todas as forças.
Marcos 12.30
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br