HISTÓRICO DA AMI:
Segundo os registros, a criação da AMI – Área Missionária do Sul da Bahia e Nordeste de Minas Gerais, se deu no ano de 2009, sendo esta pastoreada pelo P. Charles Werlich entre 2009 a 2011, que, com o aval da IECLB e da CETO (Comunidade Evangélica de Teófilo Otoni), residisia em Serra dos Aimorés-MG, de onde atendia, além da própria comunidade serrense, os luteranos situados em Nanuque e no Extremo Sul da Bahia.
Pelas grandes distâncias geográficas, membros espalhados por várias cidades, com dificuldades financeiras, e o desejo de crescimento e fortalecimento da nossa IECLB nessas regiões, houveram longos e intensos debates e propostas, e se concluiu que a desvinculação da AMI da CETO e do Sínodo Sudeste para compor a Paróquia de Linhares/ES pertencente ao Sínodo Espírito Santo a Belém.
Após a saída do P. Charles Werlich, em 2011, a IECLB, em conjunto com a CETO, em busca de alternativas para o atendimento a AMI, conseguiram motivar o já aposentado Pastor Erno, que se dispôs a assumir o encargo de suprir a região com o atendimento pastoral até a nomeação de um pastor definitivo que viesse a dar efetiva continuidade aos trabalhos já em andamento. O mesmo atendeu a AMI durante 2012. Em 2014 a 2016, veio assumir a AMI, o Pastor Evandro Jair Meurer, que residiu em Teixeira de Freitas-BA. Tal decisão, devidamente fundamentada pelo posicionamento geográfico da cidade, se justificava totalmente em vista da grande área a ser atendida pela AMI. Dessa forma, dando foco maior, a cidade de Teixeira de Freitas/BA.
Por motivos de problemas de saúde, P. Evandro deixou a AMI em 2016. Em fevereiro de 2017 a dezembro 2017, a AMI foi atendida mensalmente pela Ministra Diác. Edna Ramlov, realizando atividades mensalmente. Durante esse período, SESB abriu a vaga para o Campo de Atividade Ministerial integral. Dentro dos currículos recibos, foi selecionado o currículo Ministro Diác. Davi Haese, que foi convidado a assumir o trabalho a partir de fevereiro de 2018 a fevereiro de 2021. O mesmo passou a morar com a sua família em Teixeira de Freitas/BA em uma residência comprado pelo SESB e cedida em forma de comodato por cinco anos a AMI.
Atualmente, AMI é composta pela Comunidade de Teixeira de Freitas/BA e os Pontos de Pregação situados em: Serra dos Aimorés/MG, Posto da Mata/BA, Prado/BA e em fase construção em Coroa Vermelha e/ou em Itamaraju/BA.
O trabalho é apoiado pela Campanha Vai e Vem da IECLB, contribuição dos membros locais, Sínodo Espírito Santo a Belém, UPNES (União Paroquial Norte/ES) e Sínodo Sudeste.
Temos dados passos importante da presença da IECLB nessas terras. Rogamos Deus, para que continue nos abençoando e dando forças na divulgação e propagação do Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo. Conforme as palavras do Apóstolo Paulo, que diz: - “Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular; no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para santuário dedicado ao Senhor, no qual também vós juntamente estais sendo edificados para habitação de Deus no Espírito” (Efésios 2:19-22).
Davi Haese