Dia da Reforma



ID: 2892

Tempos de Reforma!

15/10/2022

 

Experimentando tempos de Reforma! Houve um surto de tuberculose na região. O tratamento oferecido pelo SUS era demorado. Além do que, precisava ser iniciado noutra cidade. Era algo difícil àquele povo empobrecido do interior. Certo pastor recém-chegado ao sertão e muito espertalhão percebeu aí uma oportunidade de alastrar seu “ministério”. Então, começou a pregar: Eu tenho a cura! Deus me revelou. Em seguida, mandou o povo tomar “axpirina”. Muitos sentiram-se atraídos pela pregação tão direta. Afinal, um tratamento barato, ao alcance de todos. O farmacêutico passou a participar das celebrações religiosas. Alguns que sequer tiveram a doença, mas sintomas parecidos, alegaram terem se curado com a “axpirina” do pastor. A fama do “dito-cujo” se espalhou. Entre supostos curados pelo remédio popular, pessoas tratadas pelo SUS e mortos pela doença houve muita desinformação e prejuízo geral. Aliás, ao fim quem ganhou foi o pastor que, além de enriquecer com os dízimos ofertados pela falsa esperança, teve sua fama espalhada por toda região, pois passaram a vê-lo como uma espécie de salvador. Voltando ao passado, vale a pena recordar que Lutero deu uma guinada em sua vida a partir da descoberta de que o “justo vive pela fé” (Romanos 1.17). A fé no Cristo crucificado e ressurreto esclarece e leva à salvação. Porém, se posta no lugar errado a fé leva à morte, tanto espiritual, quanto física.


Autor(a): P. Euclécio Schieck
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense / Paróquia: Garuva-SC (Martinho Lutero)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Dia da Reforma
Testamento: Novo / Livro: Romanos / Capitulo: 1 / Versículo Inicial: 17
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 68363

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Porque nem eu nem tu jamais poderíamos saber algo a respeito de Cristo ou crer nele e conseguir que seja nosso Senhor, se o espírito não o oferecesse e presenteasse ao coração pela pregação do Evangelho.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Ajuda-nos, Senhor, nosso Deus, porque em ti confiamos.
2Crônicas 14.11
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br