Mensagem da Presidência da IECLB para o Dia da Reforma | 2021
“A Bíblia é uma erva, quanto mais se manuseia, mais perfume ela exala”
(Martim Lutero)
A frase de Lutero nos remete ao cheiro da Bíblia – e este cheiro não é somente o cheiro do papel, do couro da capa da Bíblia ou da impressão. É, também, o cheiro que cada pessoa tem em sua memória. Mas nossa memória tem cheiro?
Sim! Se você fechar os olhos, lembrará das primeiras vezes que você leu a bíblia ou que alguém a lia para você. Que cheiro aquele momento tinha? Que sensações as lembranças te trazem?
Eram essas sensações que Lutero quis que nos lembrássemos quando disse que a Bíblia é uma erva, quanto mais se manuseia, mais perfume ela exala.
O cheiro da família da reunida, da gaveta onde a Bíblia ficou guardada, da infância, do chá, do chimarrão ou do café que se tomava enquanto se lia. Ou pode ser o cheiro da cama e a sensação de aconchego quando alguém lia a Bíblia para nós antes de dormir. Os cheiros estão presentes em nossas vidas e nos trazem memórias afetivas.
No dia 31 de outubro, comemoramos o dia da Reforma Protestante. A Reforma protestante foi um movimento para fazer melhoramentos na Igreja e na vida das pessoas. A partir da Reforma, a Bíblia começou a se fazer presente em todas as casas e seu cheiro criou memórias afetivas.
Quanto mais manuseamos a Bíblia, mais sentimos o seu perfume, o doce perfume de Cristo. Para Martim Lutero, Jesus é o centro da Bíblia. Este ponto central é a boa notícia da salvação em Jesus Cristo.
Quanto mais manuseamos a Bíblia, mas aprendemos sobre o amor de Deus, mais aprendemos sobre a vida e os ensinamentos de Cristo, mais disposição nós temos para praticar o amor, promover a paz, a justiça, a verdade.
Convidamos você a, no dia 31 de outubro, fazer uma leitura da Bíblia com sua família, com as pessoas com as quais convive e a criar uma nova memória afetiva deste dia. Que esta memória nos leve à ação para melhorar a nossa vida, a Igreja e o mundo.
Assista o vídeo da Mensagem e ouça, também, as memórias afetivas da relação com a Bíblia por parte da Presidência da IECLB.