Dia da Reforma



ID: 2892

Luteranos de Joinville comemoram 505 anos da Reforma com evento especial

Culto no dia 31 lembrará o passado e saúda o presente dedicado a ajudar o próximo e anunciar o Evangelho

28/10/2022

 

Os cerca de 25 mil luteranos de Joinville celebrarão um importante acontecimento em 31 de outubro: os 505 anos da Reforma Protestante, marco religioso com reflexos na sociedade ocidental que perduram até hoje. Em Joinville, o Dia Reforma será comemorado com um culto especial na Igreja Cristo Bom Pastor aberto a toda a comunidade, com pregação do pastor Vitor Schell, professor da Faculdade Luterana de Teologia, participação do coral da igreja e atividades para as crianças. A doação de 1kg de alimento irá para a diaconia da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Joinville (CEJ).

O 31 de outubro é lembrado como a data em que, em 1517, o monge Martinho Lutero fixou 95 teses na porta da igreja de Wittenberg, na Alemanha, propondo uma ampla reforma na doutrina católica. Efeitos dessa “rebelião” foram percebidos na educação, nas artes e na relação das pessoas com a fé, dando origem assim ao protestantismo.

“Lutero redescobriu o valor da fé conforme as sagradas escrituras, o que o impulsionou a perceber que a graça e o amor de Deus se manifestam de forma livre e pela fé, não por obras meritórias, sacrifícios e penitências, explica o pastor Marcos Marcos Antonio da Silva.

Em Joinville, essa corrente chegou junto com os primeiros imigrantes vindos da Europa. A partir deles, diversas comunidades luteranas se espalharam pela cidade e surgiram importantes instituições de saúde e educação, como o Colégio Bom Jesus e o Hospital Dona Helena, além de projetos sociais criados para gerar transformação, cuidado e dignidade.

Porém, as celebrações não se restringem ao passado e a história até aqui. A Igreja Luterana não parou no tempo e olha para o passado tanto quanto para o presente e o futuro, aliando tradição e renovação. Isso se prova nos diversos trabalhos realizados nas 11 paróquias da CEJ. Entre eles, o amparo material e espiritual de milhares de famílias por meio da diaconia, os grupos dedicados a jovens, idosos e casais, a formação musical e as atividades próprias às crianças.

“Somos uma igreja de tradição, mas não queremos ser uma igreja tradicionalista. Nosso desafio é ser igreja para esta geração e para o futuro. Ser uma igreja acolhedora, criativa, amorosa e generosa, que impacta a vida das pessoas e torna relevante a vivência cristã”, conclui o pastor Marcos.

SERVIÇO

O quê: Culto do Dia da Reforma - 505 anos.
Quando: 31 de outubro, às 19h30.
Onde: Igreja Cristo Bom Pastor, rua Eugênio Moreira, 651, Anita Garibaldi. 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Consulta, primeiro, a palavra do Senhor.
2Crônicas 18.4
REDE DE RECURSOS
+
Vocês vão me procurar e me achar, pois vão me procurar com todo o coração. Sim! Eu, afirmo que vocês me encontrarão.
Jeremias 29.13-14
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br