Dia da Reforma



ID: 2892

Escritura, Graça, Fé e Cristo

29/10/2021


Foi em Wittenberg, na Alemanha. O Sol nasceu. O dia amanheceu. Na porta de Igreja foram encontradas 95 teses. O anúncio: Deus não vende perdão, nem benção. Ele da de presente. Está nas escrituras: o justo viverá por fé (Rm 1.17). É de graça. Quem quer? Venha, Cristo conquistou vida e salvação. Toma, também é sua!!! Se quiser, pega!!!

Foi em 31 de outubro de 1517. Neste evento inicia o movimento da Reforma Luterana ou Reforma Protestante. Não é para dividir igreja, mas é para promover profundas reformas nos seus entendimentos teológicos e práticos.

Transformações radicais. O pulo: da condenação ao purgatório e venda de indulgências para a salvação pela graça mediante a fé. Reforma radical, partindo da raiz. Jesus Cristo já acertou sua conta com Deus, pelo sacrifício da cruz. Está tudo escrito lá, nas Sagradas Escrituras. Confie em Deus. Ele providencia sua salvação. Nada mais precisa ser feito.

Agora, depois do sacrifício na cruz, Deus dá de presente: a fé, as escrituras, Cristo Jesus, a graça. Mas o que eu devo fazer? Nada, absolutamente nada. Confia somente em Deus. O mais e o necessário ele faz. Se pretende ajudar, vai atrapalhar. Confie em Deus. Confie em Deus, somente.

Os pilares da Reforma Protestante são 4: somente a FE, somente a GRAÇA, somente a ESCRITURA, somente CRISTO JESUS. Somente estes quatro pilares. São como os quatro pilares fundamentais que mantém o edifício firme, inabalável.

O que eu devo fazer? Para salvação, nada mais. Confie somente em Deus. Mas por gratidão, vai agir, sim. A oração Pai Nosso já nos ensina: Pois teu é o Reino, o Poder e a Gloria. Declaramos que somente a Deus pertence o Reino, o Poder e a Glória. Assumimos o sentido de viver de Jesus que são: glorificar o Pai, agir com misericórdia, amor, solidariedade, compaixão. Entregamos tudo a Deus, por agradecimento de sua obra para a nossa vida e salvação servimos na criação de Deus, em gratidão.

Martim Lutero escreveu textos que nos ajudam a entender como servir. Viver ativamente em comunhão, orar, louvar e glorificar Deus, em comunidade com irmãos e irmãs e no mundo. Zelar pela qualidade de vida de pessoas idosas, crianças, deficientes, doentes, pobres, famintos, sedentes, presas, migrantes, refugiados, a natureza e demais vítimas da ganância e do pecado humanos. Enquanto Deus cuida bem de nossa salvação, estejamos ocupados, solidariamente, com as pessoas de “baixo”, pisadas, isto é, as sofredoras. Deus quer que estejamos ocupados em promover justiça, diálogo, paz, respeito, solidariedade.

P. Dr. Teobaldo Witter, Cuiabá, MT, 29/10/2021


 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Quando eu sofro, eu não sofro sozinho. Comigo sofrem Cristo e todos os cristãos. Assim, outros carregam a minha carga e a sua força é também a minha força.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Assim diz o Senhor: Buscai-me e vivei.
Amós 5.4
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br