No dia 12 de março os ministros e as ministras do Sínodo Sul-Rio-Grandense estiveram reunidos na primeira Conferência Ministerial do ano. O encontro aconteceu na Comunidade São Marcos do Rincão dos Azevedos, 1º Distrito de São Lourenço do Sul/RS, que pertence a mais nova Paróquia do Sínodo, Paróquia Evangélica Caminho de Cristo.
Na parte da manhã, após a meditação baseada no texto de Gn 15.1-6, trazida pela Pastora Sinodal, fomos desafiados/as pela equipe representada pela EST (Escola Superior de Teologia) e SERPAZ (Serviço de Paz) de São Leopoldo a praticar dinâmicas que visavam a reflexão sobre a paz. O tema da Cultura da Paz foi abordado tendo em vista o versículo bíblico que acompanha o tema do Igreja neste ano: Deixo com vocês a paz, a minha paz lhes dou (João 14.27).
A equipe da assessoria era composta por integrantes do SERPAZ, sendo: Mari W. Krahn, Verediane de Souza, Allan Krahn e Inge (atual coordenadora do SERPAZ de São Leopoldo/RS). Os ministros/as foram divididos em dois grupos. Nestes grupos foram aplicadas e vivênciadas dinâmica que proporcionam um ambiente acolhedor e geram uma cultura de paz. A construção da Cultura de Paz se faz com valores positivos e não negativos. Assim, numa das dinâmicas, cada pessoa teve que associar uma qualidade positiva ao seu nome. No geral, temos mais facilidade para perceber os próprios limites e dificuldades do que as qualidades positivas.
Na parte da tarde a Pa. Hiltrud Buse, pastora da Paróquia Evangélica Caminho de Cristo, apresentou e falou sobre o contexto da Paróquia. Depois foram tratados assuntos que dizem respeito ao Sínodo e seus setores. Como grupo agradecemos a assessoria que tivemos neste encontro e a recepção e alimentação que foram oferecidos pela comunidade local.