A Prefeitura de Joinville inicia nesta segunda-feira (23/06) a Semana da Não Violência no Centro de Referência de Assistência Social (Cras Comasa), com apoio do Fórum de Mulheres de Joinville, a Fundação Luterana de Diaconia e o Centro de Direitos Humanos Maria da Graça Braz de Joinville. Serão realizadas ações nos dias 24, 25 e 26 de junho, das 9 às 16 horas.
O objetivo do evento é propiciar um diálogo com crianças, adolescentes, mulheres, idosos e familiares, a fim de evitar casos de abandono e agressões. Segundo a assistente social do Cras Comasa, Cláudia Carvalho, a ação também vai auxiliar na divulgação das formas de denúncia de situações de risco, por meio dos equipamentos contra violências do município e os disque 100 (central de atendimento à mulher) e 180 (ouvidoria de direitos humanos).
Cartazes estão sendo distribuídos em escolas, postos de saúde e à rádio comunitária pela região do Comasa. Na sede do Cras, nos horários das 10 e às 14h30 serão realizadas rodas de conversas abertas à comunidade. Também haverá a exposição da mostra Nem Tão Doce Lar, da Fundação Luterana de Diaconia.
No Cras, serão montados cômodos de uma casa contendo objetos que indicam situações de violência. Entre eles, haverão cartões e banners com informações de lugares onde é possível buscar ajuda, proteção e fazer a denúncia. A equipe do Cras recebeu capacitação para identificar os sinais de agressões no seio familiar para orientar os visitantes da exposição.
“Temos grupos de mulheres, idosos, muitas famílias circulando diariamente por aqui. Nossas atividades envolvem mais de 40 crianças e 35 famílias. Identificamos demandas, questionamentos, por exemplo, nas escolas. Sentimos a necessidade de mobilizar a comunidade, principalmente crianças e adolescentes para serem nossos multiplicadores”, destaca Cláudia.
fotos: Pa. Vera Cristina Weissheimer, facebook