Marcando a abertura das atividades de 2018 do Grupo para Mulheres e do Grupo para Homnes, na noite do dia 20 de fevereiro a Comunidade de Cosmópolis trouxe de Americana, cidade vizinha a Cosmópolis, o Leigo e Secretário Diocesano de Pastoral da Diocese de Limeira para Palestrar sobre o Tema e Lema da Campanha da Fraternidade (CF) da Igreja Católica Apostólica Romana no Brasil. Antonio Caetano de Lima (Toninho) se mostrou muito informado, capacitado e experiente na função de formador/educador. Ele foi muito didático:
Primeiramente trouxe alguns aspectos da relação da CF com a Quaresma. Em seguida fez um breve olhar sobre a caminhada da CF, inclusive destacando as 4 versões da Campanha da Fraternidade Ecumência (CFE). Na sequencia dedicou bastante tempo para apresentar inquietações do tema a partir do texto -base. Foi hora de Ver a realidade (da Violência) mas também julgar e iluminar pela Palavra de Deus: Em Cristo somos todos irmãos (Mateus 23.8). Arrematando, Toninho apontou 10 caminhos para inspirar nosso Agir na prática do tema de superação da Violência, encerrando suia exposição com uma reflexão a partir da Oração de São Francisco, em uma nova roupagem musical e de imagens: Senhor, faz de mim um instrumento de Paz.
Ao final Pastor Evandro convidou todas as pessoas presentes da Cantar aquele refrão da primeira Campanha da Fraternidade de 2000: FALA SENHOR, FALA SENHOR, PALAVRAS DE FRATERNIDADE! FALA SENHOR, FALA SENHOR.. ÉS LUZ DA HUMANIDADE. E provocou a que os homens presentes pensassem entre si sobre uma palavras de FRATERNIDADE que resumisse a noite e as MULHERES conversaram entre si, sobre uma palavra que resumisse a noite e apontasse como podemos ser LUZ PARA A HUMANIDADE.
Finalizando a Presidenta da Comunidade Erica agradeceu a presença de tod@s e especialmente do Palestrante, presenteando-o com um toalha de rosto bordadada e personalizada com o tema do evento. Concluindo, o Padre Ricardo, da Paróquia Católica vizinha, também presente com muitas de suas ovelhas, convidou a orarmos o Pai Nosso em conjunto e proferiu a benção e envio.
Aspecto negativo da noite foi a pouca adesão da Comunidade ao evento para a escuta e aprendizado do tema além da Comunhão perdida.