Conforme relatório avaliativo encaminhado ao Presbitério da Comunidade pela equipe Coordenadora foram distribuídos 85 convites para membros da comunidade a partir de 10 distribuidores (Presbitério e P. Evandro), sendo que tivemos 17 inscrições e 15 trilheiros concluíram o curso.
Tivemos a participação de 03 presbíteros, 04 líderes de grupos e 10 membros participantes da igreja. Sendo 7 homens e 10 mulheres. Sendo 01 pessoa de Artur Nogueira, 02 pessoas de Paulinia e 14 de Cosmópolis. A idade dos participantes variou de 17 a 72 anos. Nenhum dos participantes trouxe crianças, não sendo necessário ativar equipe de cuidado infantil.
A divulgação ficou a partir dos convites folders (100 exemplares), avisos comunitários, redes sociais (facebook e whatsapp mediante chamadas prévias) e a divulgação de um vídeo. Não foi feito um cartaz para distribuir em pontos estratégicos. Faltou apresentar um vídeo de origem do curso Trilha 8 explicativo sobre o curso. A equipe avaliou que a divulgação foi bem planejada e de boa qualidade.
Tivemos uma equipe de hospitalidade formada pela Aurora Warga e Maria Luiza Félix Klingohr e apoio de Elaine Anklan Agostinho. Os cardápios dos 07 encontros foram elaborados pela Lilian R. Ittner e Elaine A. Agostinho. Ficando o último encontro com a participação dos trilheiros onde cada um trouxe o seu prato (salgado ou doce). Mediante a avaliação da equipe foi concluído que houve bom êxito.
Foram formados 3 grupos de diálogo com média de 05 participantes cada, os grupos tiveram um líder mediador em cada grupo. Tivemos a Erica Guarda Bentlin, Lilian Rolfsen Ittner, Edson Ittner alternando com P. Evandro J. Meurer e tivemos o Cláudio Klingohr como líder reserva. Avaliando, percebemos que um grupo foi prejudicado pela desistência de um integrante e algumas ausências alternadas e numericamente reduzido para o diálogo. Importante considerar essa observação para um próximo curso.
O Grupo de trabalho avaliou a necessidade de montar uma equipe de recepção dos trilheiros de modo a proporcionar a receptividade e acolhida dos participantes. É importante que os recepcionistas não sejam participantes do curso e nem de demais responsabilidades. Verificado a necessidade de melhorar o momento do canto de mesa antes das refeições. O grupo avaliou que a administração do tempo da acolhida, responsabilidade e alimentação foi bem coerente.
Avaliamos que na equipe de serviços gerais como preparação do som, cânticos, decoração, montagem de equipamentos, ajuste do local, distribuição de materiais foi realizado a contento, porém, detectou-se a necessidade de existir uma equipe própria para essas atividades. Importante não envolver os palestrantes nessas atividades, principalmente na projeção das palestras. Verificou-se a importância nos próximos cursos promover uma cobertura dos eventos de modo a registra-los mediante fotografias, entrevistas etc.
O curso proporcionou uma equipe de aconselhamento espiritual, porém, avaliamos que houve pouca procura devido questão de proximidade de membros e trilheiros. Mas deve-se manter essa oferta nos próximos encontros.
As palestras foram realizadas e revezadas pelo P. Evandro J. Meurer e Edson Ittner, mediante a avaliação do grupo diante do conteúdo e o tempo de apresentação os palestrantes conseguiram trazer de forma clara, objetiva e dinâmica as apresentações utilizando também exemplos do cotidiano. O grupo avaliou que foi bom o revezamento entre os palestrantes e que seria bom manter em próximos cursos.
Em relação ao Grupo de Trabalho Geral não houve encontro com toda a equipe, ficou focado basicamente no Grupo de Coordenadores. Importante que venha ocorrer encontros com todas as equipes de trabalho de modo a manter uma boa sinergia entre as equipes.
A equipe coordenadora reuniu-se durante 04 encontros para planejamento e 01 encontro para avaliação. A equipe coordenadora ficou envolvida em todas as atividades e acabou de certo modo sobrecarregada e envolvida com as palestras e demais preparativos, reforçando a necessidade de aumento de pessoas no Grupo de Trabalho.
Analisando o Culto de encerramento, tivemos 27 convidados dentre eles 04 pessoas não eram membros. Toda a preparação, liturgia do culto foi muito bem apresentada. Constatado que a questão da foto como sugestão poderia ocorrer antes da confraternização. De um modo geral foi avaliado como muito bom.
Como avaliação geral a partir da observação dos trilheiros, sentimos que houve uma boa interação entre os participantes e que foi proveitoso para todos. Houve sugestões dos trilheiros para que haja continuidade de encontros com estudos bíblicos. Como equipe coordenadora observou-se que a partir da motivação dos participantes é possível continuidade de 04 encontros realizáveis no segundo semestre a partir de 04 pontos detectados no aspecto de permanecer em Cristo e diante da necessidade e identidade de nossa comunidade trabalharmos os temas: oração, comunhão, meditação e ação. Quanto a forma e estruturação desses encontros será necessário um novo planejamento, sendo que é importante avaliar a realização na comunidade ou mesmo nas casas dos participantes. Sugestão de um estudo bíblico de discipulado com o Trilha 8+. Sugestão de um 2º Curso Trilha 8 no primeiro semestre de 2019 (possuímos 22 apostilas disponiveis).
Sugestão de datas: 17/08, 31/08, 05/10 e 19/10. Início 19h30 às 21h30 com um cafezinho e comunhão no final, manter o grupo de diálogo, estrutura semelhante ao Trilha 8. Pensar num nome para essa etapa.