Fim de ano chegando… mais um mês é já será aquele tal de FELIZ ANO NOVO. Mas para as igrejas cristãs que seguem o Leccionário Ecumênico o ano terminou domingo passado. Sim!Domingo que vem inicia o ANO NOVO da igreja. Diferentes culturas e religiões tem seus calendários. Existem, pelo menos, oito tipos de calendário ainda em uso no mundo. Judeus, chineses, islamitas, coreanos, etíopes, maias e romanos utilizam calendário diferente do nosso adotado no Brasil, que é o Gregoriano. Mas além disse calendário que chamamos, secular, temos o calendário cristão. Trata-se, na verdade, da forma litúrgica e celebrativa que temos para relembrar e recontar a história salvífica de Deus em Cristo Jesus.
O último domingo do do ano eclesiástico ecumênico é chamada do DOMINGO DO CRISTO REI. Domingo passado foi dia pra anunciar a vinda de Cristo ao mundo pela segunda vez, quando ele virá e constituirá o seu reinado definitivo. Isso por que quando ele veio ao mundo o crucificaram e o rejeitaram como enviado de Deus para constituir um novo reino de paz e justiça, iniciado por Jesus.
Domingo passado foi dia de anunciar as palavras de Apocalipse que proclama ser Jesus o “Alfa e o Ômega, aquele que é, e que era e que há vir, o Todo-Poderoso” (Ap. 1.8).
Este tempo do ano é muito propício para cada um revisar sua vida. Nossa vida terrena também tem um “Alfa” e um “Ômega”, um “A” um em “Z” (já que A e Ω são, respectivamente a primeira e a última letra do alfabeto grego). Sim nossa vida terrena esta limitada a este início e fim… nascimento e morte. Mas anunciar e crer que CRISTO PODE SER O REI E SENHOR DE NOSSAS VIDAS nos permite estar preparados para VIVER ETERNAMENTE COM ESTE REI quando ele voltar.
Crer e viver como súdito ou súdita deste REI é alegria e responsabilidade, benção e missão. Enquanto aguardamos o FIM inauguramos sempre novos COMEÇOS. A frase “Se alguém está em Cristo é nova criatura” (@ Co 5.17) não pode ser só retórica evangélica, mas realidade no dia a dia. Por isso o FIM DO ANO ECLESIÁSTICO não é um “fim” simplesmente. Ele é, isto sim, o INÍCIO de um novo tempo, nova oportunidade, nova vida, novas realizações com este REI. É tempo de recomeçar! Recontar a história da oferta de salvação de Deus em Cristo. É rememorar seu ADVENTO para este mundo, é relembrar seu NASCIMENTO, diferenciado de outros reis: humilde… singelo. É contar sua vida de chamado ao discipulado, a transformação, e a ação transformadora que nos cabe hoje como seus seguidores e seguidoras. Fazer diferente e fazer a diferança.
Então pra n´s que cremos em Cristo já é FELIZ ANO NOVO! Deseje e propague já agora a chance de uma nova vida e um novo tempo com aquele que João apresenta e exalta: “Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dos mortos e o Príncipe dos reis da terra. Àquele que nos ama, e pelo seu sangue nos libertou dos nossos pecados, e nos fez reino, sacerdotes para Deus, seu Pai, a ele seja glória e domínio pelos séculos. Amém.” (Ap. 1.5-6).
Foi neste clima que o Presidente da Paróquia, Sr. Carlos Artur Bentling convocou o Conselho Paroquail e mais 35 pessoas envolvidas diretamente em lideranças de grupos, funções específicas e responsablidades nas comunidades para um encontro celebrativo e de comunhão pelas atividades desenvolvidas. No primeiro momento da reunião Pastor Evandr Meurer coordenou reflexão bíblica refletindo sobre o texto de Apocalipse 1.4-8 e trazendo a título de partilha e consagração do trabalho esaustivo do Conselho desde de fevereiro deste ano com a execução do PAMI = PLANO DE AÇÃO MISSIONÁRIA DA IGREJA (Paróquia de Cosmópolis). Cada pesso pode falar, em quatro momentos (cf. as 4 letras do PAMI sobre:
I= O que significou a Igreja (Paróquia/Comunidade) pra você neste ano?
A= Que Ações que comunitárias que você vivenciou e exerceu mais marcaram sua vida neste ano ?
P= Quais seus Planos para 2019 no que se refere a vida Comunitária?
M= Como você pode ajudar para que nossa Missão possa ser melhor realizada?
No segundo momento da reunião, Sr. Presidente entregou a cada pessoa presente uma caixinha. Neste caixa cada um colocou o seu nome. E em três momentos cada um escreveu em um papel uma frase; escolheu uma figura e escrevou uma mensagem-votos para uma pessoa e colocou tudo dentro da caixinha. As caixinhas foram colocadas novamente no altar e cada um peguou uma outras caixinha que não a sua. E todas as mensagens foram lidas e partilhadas ao grupo. Presidente lembrou de pessoas que foram convidadas, colaboraram e não puderam estar presentes hoje á noite.
Para o terceiro momento, fomos todos e todas ao Salão Comunitário Catarina von Bora, para clebrar em torno de uma singela mes de salgados e doces.
No parecer do Pastor Evandro, a noite fou muito agradável e relaxante, especialemente quando vivemos um momento onde a maioria de nós está tenso em relação ao momento político, econômico e eclesial que passamos (refletindo os 3 temas do Ano da IECLB 2018-19).
Ao encerar as atividades da noite Sr. Artur entregou a cada pessoa presente uma quadro com o Salmo 23 como lembrança do encontro e motivou a todos e todas para a mobilização e presença na FESTA DE ADVENTO, lançamento do novo Lema do Ano 2019 e abertura do INICIO DO NOVO ANO DA IGREJA.