A COMUNIDADE EVANGÉLICA DE CONFISSÃO LUTERANA EM COSMÓPOLIS, filiada à IGREJA EVANGÉLICA DE CONFISSÃO LUTERANA NO BRASIL – IECLB, promoveu PALESTRA PÚBLICA MUNICIPAL no dia 21 de setembro de 2018, às 19:30 hs, no Plenário João Capato da Câmara Municipal da cidade (Rua Getúlio Vargas, 500). Versou sobre o tema “Igreja, Economia, Política: Eu sou o SENHOR teu Deus”.
Entendemos que o cenário brasileiro atual é preocupante, delicado e polarizado. E que diante do período eleitoral ele se torna ainda mais agravante. Bem por isso um espaço de reflexão, sem bandeira partidária, mas de iluminação deste cenário, mostrou-se como importante para a conscientização e participação cidadã nos rumos da sociedade. Nosso Palestrante, P. Dr. Lauri Wirth (Universidade Metodista) e nosso Reator, Empreendedor Social Gadiel Silva (Cosmópolis) nos ofereceram essa luz.
Tal iniciativa é resultado das reflexões e comemorações dos 500 ANOS DA REFORMA LUTERANA-PROTESTANTE data esta, mundialmente celebrada ano passado. Buscamos, desta forma, eternizar, também em nosso Município, o legado deste evento, enfatizando, para toda a população, a importância que teve o movimento da REFORMA NO MUNDO, inaugurando, com cidadania e responsabilidade, os “OUTROS 500” que estão à nossa frente.
Igualmente o evento marcou os 116 anos de existência da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Cosmópolis.
A palestra não teve qualquer carácter eleitoral. Pelo contrário, buscou dar critérios éticos e divinos para nossa participação cidadã tanto aos/às eleitores/as quanto aos/às que pleitam se eleger.
A entrada foi franca, mas alimentos não perecíveis foram trazidos e foram encaminhados aos projetos sociais que o Pastor Lauri e sua esposa estão engajados enquanto cidadãos e cristãos resitdentes e ativos em Valinhos-SP.
O coral Castelo Forte brilhantou e abriui o evento com duas canções. Após as exposições o público pode fazer questionamentos e contribuições. Três ldieranças da Comunidade perguntaram na primeria rodada. E na segunda roda um josrnalista, um padre e um vereador participaram.
A Comunidade agora se prepara com muito entusiasmo para o Culto de Anviersário dos 501 anos em 31 de outubro.