O YouTube nos oferece a possibilidade de assistir ao filme original de 1988 (com 3 horas de duração) chamado “A identidade Bourne”. Baseado em um livro, a história inicia com um homem, em um barco, sendo perseguido e baleado violentamente e jogado ao mar, mas resgatado ainda com vida por pescadores de uma pequena vila. Levado por pescadores a um médico local, o profissional retira as balas de seu corpo mas também encontro sob a sua pele uma microcápsula que contém o número de uma conta no Banco Comunitário de Zurich. O homem acorda mas não lembra de nada do seu passado, não sabe quem ele é. Mas com aquela conta no banco ele vai em busca de sua identidade.
Foi com esta narrativa que o Pastor Evandro Meurer deu início a reflexão, na tarde desta terça feira, dia 2 de abril, na abertura dos trabalhos com a Terceira Idade na Paróquia de Cosmópolis. Antes disso as primas Eliana e Ivonte Kugel, integrantes da Equipe Organizadora do Grupo da Terceira Idade, fizeram a abertura do encontro, saudando as pessoas presentes. O grupo se reúne uma vez ao mês, sempre na primeira 3af. do mês, intercalando um mês com atividade no salão comunitário e no outro mês uma atividade externa. Desta vez o grupo se encontrou no Café do Lago, um espaço agradável recentemente inaugurado na cidade.
Na sequência da reflexão pastor Evandro fez referência ao texto de Marcos 8. 27-31 que conta do momento em que Jesus perguntou aos seus discípulos “Quem dizem os homens que sou eu?” Diante das respostas errada do povo Jesus se dirige aos discípulos perguntando: “Mas vós, quem dizeis que eu sou?”. E o impetuoso Pedro logo toma a dianteira e responde: “Tu és o Cristo”. E “Advertiu-os Jesus de que a ninguém dissessem tal coisa a seus respeito.”
A mensagem seguiu com dois enfoques:
- a importância de nossa identidade pessoal, ou seja, quem nós somos e especialmente que cristão nós somos. Considerando que nossa identidade cristã deve estar relacionada não somente ao nosso nome mas ao que nós somos, fazemos e vivemos; e o segundo aspecto a questão da identidade do grupo.
- destacou então a importância de o grupo ter o seu nome, a sua identidade mais definida enquanto Grupo da Terceira Idade. E sugeriu o grupo ajudar a sugerir possíveis nomes para o grupo. E foi assim que coletou as seguintes sugestões classificas em três enfoques ou aspectos: Nome de uma flor; Nomes de personagens bíblicos; e Sentimentos ou Estados de Espírito que poderiam representar um “Grupo de Idod@s”.
Apareceram as seguintes sugestões:
1. FLOR: Miosótis; Amor Perfeito, Violeta(s), Girassol, Rosa de Saron;
2. PERSONAGEM BÍBLICO: Deborah, Rute, Noemi, Ester, Izabel&Zacarias, Abraão&Sara;
3. SENTIMENTO/ESTADO DE ESPÍRITO: Fé e Esperança; Comunhão e Esperança, Paz, Faz Valer, Amizade pra valer.
Após serem relidas todas as sugestões que foram dadas e escritas em três cartazes, fez-se uma votação: cada pessoa escolheu um nome e disse em qual dos cartazes estava o seu nome escolhido. O cartaz 1 recebeu 1 voto, o cartaz 2 recebeu 3 votos e o cartaz 3 recebeu 5 votos. Assim o processo de escolha do nome do grupo foi interrompido e será retomado pela Equipe numa nova oportunidade definido em conjunto em um novo encontro.
Além da oração feita pelo pastor e o entoar de dois hinos, cada um fez sua escolha do que comeria e beberia e após todos terem se servido foram cantadas canções populares antigas. Um momento especial ainda aconteceu foi quando o Pastor fez o envio de três mulheres presentes que nesta semana vão participar do evento alusivo aos 120 anos da OASE em Blumenau-SC. O pastor proferiu uma oração e benção pedindo proteção de Deus na viagem e um bom aproveitamento delas no evento de tal forma que possam voltar para contar à Comunidade a vivência que terão.
Ao final cada pessoa saiu alegre e satisfeita e ganhou, das mãos das coordenadoras Eliana e Ivonete, além do convite para o encontro de maio, um abraço e um chocolate acompanhado do folheto “Semana Santa – Celebrando em família”.